Sobe para 34 o número de infectados pelo coronavírus no Brasil
O Rio Grande do Sul registrou o primeiro caso do estado, enquanto Rio de Janeiro passou de três para oito infectados
Clara Cerioni
Publicado em 10 de março de 2020 às 16h13.
Última atualização em 10 de março de 2020 às 17h19.
São Paulo — Subiu para 34 o número de infectados pelo coronavírus (Covid-19) em todo o Brasil, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde na tarde desta terça-feira, 10. No último dado eram 25 casos. O total de suspeitos caiu de 930 para 893.
O Rio de Janeiro registrou cinco novos casos, totalizando oito. Já o Rio Grande do Sul apresentou o primeiro paciente infectado pelo vírus no Sul do país. São Paulo continua sendo o estado com o maior número de casos (19).Na Bahia há dois. Alagoas, Espírito Santo, Minas Gerais e Distrito Federal têm um caso confirmado cada.
Dos nove novos infectados, dois são de transmissão local, quando o contágio foi feito dentro do Brasil. Sete são importados, com pessoas que fizeram viagem ao exterior.
Do total de 34 infectados, 29 tiveram contato com o coronavírus no exterior. Cinco pessoas se infectaram dentro do Brasil, sendo quatro em São Paulo e uma na Bahia. Todos são parentes ou amigos das pessoas infectadas. Cinco pacientes ainda estão hospitalizados. O Ministério da Saúde não divulgou o estado de saúde dos internados.
No mundo
Até a tarde de segunda-feira, 9, foram registrados mais de 109 mil casos de infectados pelo coronavírus em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). O número de mortos subiu de 3584 para 3809 em um dia. A China ainda é o país mais afetado, com mais de 80 mil casos e 3 mil mortes. Mas os números mostram que os novos casos estão caindo.
O segundo país com mais casos é a Coreia do Sul, com 7382. Mesmo com o isolamento da população determinado pelo governo, a Itália registrou um aumento de 1492 infectados em um dia, totalizando 7375.