Brasil

Só 6,8% das prefeituras oferecem pagamento de contas online

Pesquisa do IBGE revela que 99,8% das prefeituras tinham acesso à internet em 2012, mas apenas 6,8% permitiam pagamento de impostos e contas pela web


	Usuário acessando um site através de internet móvel em um tablet: gerente da pesquisa ressalta que os serviços oferecidos via web ainda são muito raros no Brasil
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Usuário acessando um site através de internet móvel em um tablet: gerente da pesquisa ressalta que os serviços oferecidos via web ainda são muito raros no Brasil (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2013 às 12h07.

Rio de Janeiro – A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que todas as prefeituras dispunham de computadores em 2012 e 99,8% tinham acesso à internet, ou seja, 5.555 dos 5.565 municípios existentes no ano passado em todo o país. Mas apenas 24,7% tinham o recurso da intranet para melhorar a integração dos sistemas próprios e a comunicação dos empregados.

A pesquisa fez o levantamento da informatização das prefeituras desde 2004 para verificar o desenvolvimento e difusão de informações, além da gestão dos recursos disponíveis.

Se, em 2009, 60% das prefeituras tinham página na internet, o número passou para 75,5% em 2012, chegando a 99,6% dos municípios entre 100 mil e 500 mil habitantes e todos os com mais de 500 mil habitantes. Mas a gerente da Munic, Vânia Pacheco, ressalta que os serviços oferecidos via web ainda são muito raros.

“Infelizmente os nossos municípios ainda não chegaram a ter as páginas nesse formato. A grande maioria é informativa ou interativa, onde você pode mandar um e-mail ou simplesmente pegar uma classificação de concurso, mas transacional são poucos. Transacional é a página que permite agendar uma matricula escolar ou uma consulta no posto de saúde pela internet. Isso ainda é uma raridade nas páginas da internet dos municípios”.


Em 65,3% dos casos, a página do município somente disponibiliza informações sobre órgãos da administração pública. Em 26,8% dos municípios presentes na rede mundial, a página é do tipo interativa: permite o recebimento de informações, como reclamações e cadastros. Já as páginas do tipo transacional (que permitem o pagamento de impostos, contas e matrícula em escolas) estavam presentes em apenas 6,8% dos municípios conectados. Do total, 0,1% não souberam informar o tipo da página que estava sendo oferecida.

Quanto ao atendimento à população, 95% dos municípios ofereciam, no ano passado, algum serviço a distância, proporção pouco acima dos 94,2% verificados em 2009. Na Região Norte, o atendimento a distância passou de 77,7% para 87,3%. Dos municípios que ofereciam esse tipo de serviço, 88,7% utilizavam a internet.

O atendimento por telefone exclusivo estava presente em 23,4% dos municípios em 2012, ante 14,1% em 2009. Apenas 11,2% das páginas de municípios eram acessíveis a pessoas com deficiência, proporção que sobe para 34,2% entre os municípios com mais de 500 mil habitantes.

Os planos de inclusão digital estavam presentes em 90,5% dos municípios brasileiros no ano passado, sendo que 76,9% contavam com apoio do governo federal. Em 2006 o número era de 52,9%. Computadores foram instalados na rede pública de ensino em 76,8% dos municípios, 76,2% criaram telecentros e apenas 11,5% fizeram a conexão entre doadores de equipamentos e os prestadores de serviço de informática. No acesso sem fio à internet, 795 municípios ofereciam acesso wifi, sendo gratuito em 744 deles. Apenas 91 prefeituras oferecem a cobertura em todo o município.

Acompanhe tudo sobre:EstatísticasIBGEInternetmeios-de-pagamentoPrefeituras

Mais de Brasil

Ministro da Justiça reage a caso de jovem baleada pela PRF: 'obrigação de dar exemplo'

Morre Roberto Figueiredo do Amaral, executivo da Andrade Gutierrez

Desabamento e veículos arrastados: véspera de natal é marcada por chuvas em BH

Avião desaparece no AM e mãe de piloto faz apelo por buscas do filho nas redes sociais