Brasil

Sistema Cantareira fica estável e outros caem

O manancial caiu pela primeira vez em 85 dias na terça-feira, de 20,1% para 20%


	Cantareira: o sistema está com 20% de sua capacidade
 (Divulgação/Sabesp)

Cantareira: o sistema está com 20% de sua capacidade (Divulgação/Sabesp)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de abril de 2015 às 14h04.

São Paulo - O Sistema Cantareira, que abastece 5,4 milhões de pessoas na Grande São Paulo, ficou estável nessa quarta-feira, 29, com 20% de sua capacidade. O manancial caiu pela primeira vez em 85 dias na terça-feira, 28, de 20,1% para 20%.

É o que revelam os dados divulgados diariamente pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A maioria dos mananciais registrou queda, com exceção do Rio Claro, que subiu, e do Rio Grande, que ficou estável.

Se for considerado o novo método de cálculo da Sabesp, que divulga o índice negativo do manancial (que opera somente com o volume morto), o nível do Cantareira caiu para -9,3%. A companhia passou a publicar este índice após determinação da Justiça.

A liminar que obriga a Sabesp a dar esta informação foi concedida em 16 de abril pelo juiz Evandro Carlos de Oliveira, da 7ª Vara de Fazenda Pública, a partir de ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual (MPE) no dia 10 de abril.

Outros sistemas

Três mananciais registraram queda nesta quarta-feira. O Alto Tietê, que abastece 4,5 milhões de pessoas na Grande São Paulo, perdeu 0,1 ponto porcentual de seu volume e está com 22,3%.

Já o Alto Cotia, que atende 410 mil pessoas, caiu 0,2 ponto porcentual e foi para 65,5%. Por sua vez, o Guarapiranga, que atende 5,8 milhões, também registrou perda de volume em 0,1 ponto porcentual e foi a 82%.

O Sistema Rio Grande, que atende 1,4 milhão, permaneceu em 95,6% e o Rio Claro, que abastece 1,5 milhão de pessoas, teve aumento de 0,2% - está em 47,9%.

Acompanhe tudo sobre:ÁguaEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasEmpresas estataisEstado de São PauloEstatais brasileirasSabespSaneamentoServiços

Mais de Brasil

Brasil inclui luta contra racismo pela 1ª vez na agenda do G20

AliExpress e Shopee antecipam data de taxação de compras de até US$ 50; veja quando passa a valer

PM impõe 100 anos de sigilo a processos disciplinares de Mello, candidato a vice de Nunes em SP

Quem é Eduardo Cavaliere, o mais cotado para vice de Paes após recuo de Pedro Paulo

Mais na Exame