Brasil

Silvalândias do Brasil: veja as cidades com mais pessoas de mesmo sobrenome

Os dois sobrenomes mais comuns do Brasil, Silva e Santos, correspondem a mais da metade da população de pelo menos 10 cidades cada; confira quais

Paloma Lazzaro
Paloma Lazzaro

Estagiária de jornalismo

Publicado em 4 de novembro de 2025 às 18h03.

Tudo sobreIBGE
Saiba mais

Existem no Brasil mais de 10 cidades em que a maioria absoluta da população tem o sobrenome Silva e outras 10 em que o sobrenome Santos também corresponde a mais da metade das pessoas. As "Silvalândias" foram divulgadas nesta terça-feira, 4, pelo IBGE no site Nomes do Brasil.

Ao todo, existem 34 milhões de pessoas com o sobrenome Silva e 21 milhões de Santos no Brasil. Juntos, eles correspondem a mais de 27% da população do país. Ou seja, quase um terço dos brasileiros tem "Silva", "Santos" ou os dois juntos no sobrenome.

Se Silvas e Santos morassem todos em um único estado, ele seria o mais populoso do Brasil com 55 milhões de habitantes. O número é maior que os 46 milhões do estado de São Paulo. Superaria até mesmo a população do Nordeste inteiro, que é aproximadamente 54,6 milhões.

Silvalândias

Com 34 milhões de Silvas no Brasil, eles superam a soma das populações das oito maiores capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte, Manaus e Curitiba. Todas juntas, essas metrópoles têm 33,3 milhões de pessoas vivendo nelas.

Além dos números, um dado curioso foi revelado pelo Censo de 2022: pelo menos 10 cidades têm mais de 50% da população com o sobrenome Silva.

Em termos estatísticos, se uma pessoa encontrar um desconhecido nessas cidades e chutar que o sobrenome dele é Silva, é mais provável ela estar certa do que errada. Confira a lista das Silvalândias abaixo:

Top 10 Municípios
(por % da população)
Belém de Maria (PE)63,90%
Cortês (PE)62,80%
Campestre (AL)62,34%
Novo Lino (AL)61,38%
Maraial (PE)61,24%
São Benedito do Sul (PE)60,67%
Agrestina (PE)59,09%
Água Preta (PE)59,08%
São Joaquim do Monte (PE)58,74%
10ºSão José da Laje (AL)58,66%

As Silvalândias estão todas em Pernambuco ou Alagoas, o que pode ser visto no mapa abaixo, que mostra a concentração de Silvas por município no Brasil. Os pontos mais escuros são os municípios mais concentrados, que, nesse caso, estão no agreste pernambucano e alagoano.

Silvalândias: as cidades com maior porcentagem de Silvas no Brasil se concentram em Alagoas e Pernambuco  (IBGE/Reprodução)

Derivado do latim, Silva significa “selva” ou “floresta”. É classificado como toponímico, ou seja, sua origem está ligada a um lugar geográfico específico. No caso de Silva, é provável que as pessoas que passaram a usar o sobrenome vivessem em áreas florestais ou com abundante vegetação.

O sobrenome já era conhecido na Roma Antiga, mas desapareceu com a queda do Império Romano e ressurgiu por volta do século XI, na Península Ibérica.

Historicamente muito utilizado em Portugal e difundido com a colonização portuguesa, Silva é hoje o sobrenome mais popular do Brasil e bastante comum nos países lusófonos. Além disso, também é encontrado na Espanha e na Itália, embora em menor escala.

Santoslândias

Da mesma forma que as cidades de maioria Silva, há pelo menos 10 cidades com maioria da população de sobrenome Santos. Porém, a concentração é ainda mais aguda nas Santoslândias. Divina Pastora (SE) tem mais de 65% da população com o sobrenome Santos, ou seja, ao encontrar um desconhecido na rua, a chance dele não ter esse sobrenome é uma em 2,8.

Top 10 Municípios
(por % da população)
Divina Pastora (SE)65,44%
Pacatuba (SE)64,64%
General Maynard (SE)63,94%
Cumbe (SE)63,62%
Brejo Grande (SE)61,42%
Pirambu (SE)61,05%
Feira Nova (SE)60,13%
Capela (SE)59,08%
Piaçabuçu (AL)58,93%
10ºRiachuelo (SE)58,64%

Há quase 500 anos, existe a cidade de Santos no litoral de São Paulo, que, ironicamente, tem apenas 10,48% da população com o sobrenome homônimo ao município. As Santoslândias se concentram na faixa litorânea que liga Sergipe, Alagoas e o norte da Bahia.

Santoslândias: concentradas no litoral do Sergipe e Bahia (IBGE/Reprodução)

O sobrenome Santos tem origem portuguesa, espanhola e religiosa. Ele surgiu como abreviação de “Todos os Santos” e era atribuído às pessoas que nasciam em 1º de novembro, data celebrada pelos cristãos como o Dia de Todos os Santos.

Além disso, o sobrenome foi amplamente adotado por cristãos-novos, nome dado aos judeus convertidos ao cristianismo, durante a Inquisição. Com o passar do tempo, Santos se expandiu e tornou-se um sobrenome popular em várias partes do mundo.

Acompanhe tudo sobre:IBGEBrasil

Mais de Brasil

Em meio à disputa na Justiça, CNH sem autoescola já vale em 16 estados

Litoral Norte de SP terá alerta máximo para temporais na próxima semana

Bolsonaro não passará por novo procedimento nesta sexta, diz boletim médico

Onda de calor: Brasil registra altas temperaturas nos próximos dias