Brasil

Sessão do Congresso é suspensa em homenagem a Niemeyer

Sarney reconheceu que a suspensão das atividades, prevista normalmente em caso de morte de deputados e senadores, se dará em caráter excepcional


	O corpo do arquiteto Oscar Niemeyer será velado no Palácio do Planalto
 (Sergio Moraes/Reuters)

O corpo do arquiteto Oscar Niemeyer será velado no Palácio do Planalto (Sergio Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2012 às 11h48.

Brasília - Em homenagem à memória do arquiteto Oscar Niemeyer, morto na quarta-feira (05) aos 104 anos, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), suspenderá a sessão desta quinta-feira do Congresso.

O comunicado foi feito por Sarney assim que chegou ao Senado. Sarney reconheceu que a suspensão das atividades, prevista normalmente em caso de morte de deputados e senadores, se dará em caráter excepcional. Mas disse entender como justa no caso de Niemeyer diante "da grandeza" do arquiteto de Brasília. "Niemeyer é Oscar Niemeyer. Em cada brasileiro há uma perda, o (País) não ficou menor porque ele permanece para a eternidade", disse Sarney.

A exemplo do que fez na nota divulgada depois do anúncio do falecimento, Sarney voltou a elogiar a coerência política do arquiteto. "Niemeyer é um fenômeno extraordinário, ele é o maior artista e ficará na eternidade como uma marca do gênio", disse.

"Foi comunista, enquanto existiu o Partido Comunista; continuou comunista, depois que desapareceu o Partido Comunista. Sua crença na necessidade de uma solidariedade absoluta, sua dedicação à amizade e à vida foram grandes lições de nosso tempo", completou.

O corpo de Oscar Niemeyer será velado no Palácio do Planalto.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilMDB – Movimento Democrático BrasileiroJosé SarneyCongressoOscar Niemeyer

Mais de Brasil

Flávio já tem meu apoio para 2026 e está aberto ao diálogo, diz Tarcísio

Ex-sócio da Boate Kiss poderá cumprir pena em regime aberto

'Se tiver filho meu metido nisso, será investigado', diz Lula sobre fraudes do INSS

Congresso adia votação do Orçamento de 2026 para sexta-feira