Brasil

Servidores do Ibram decidem entrar em greve na quinta

Organização informa que praticamente todos os 30 museus ligados ao órgão correm o risco de não estarem aberto ao público


	Museus: servidores reivindicam o atendimento, pelo governo, de uma pauta de negociações acertada nos anos anteriores
 (Marcos Santos/USP Imagens)

Museus: servidores reivindicam o atendimento, pelo governo, de uma pauta de negociações acertada nos anos anteriores (Marcos Santos/USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de maio de 2014 às 22h27.

Brasília - Servidores do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), órgão ligado ao Ministério da Cultura, decidiram nesta segunda-feira que entrarão em greve a partir de quinta-feira desta semana.

A organização do movimento grevista informa que, com a decisão, praticamente todos os 30 museus ligados ao órgão correm o risco de não estarem aberto ao público, justamente no mês que antecede a Copa do Mundo.

Dentre os museus destacam-se o Museu Imperial de Petrópolis e o Museu da República.

Os servidores reivindicam o atendimento, pelo governo, de uma pauta de negociações acertada nos anos anteriores, como plano de cargos, titulação, gratificações, dentre outros. O indicativo de greve já havia sido aprovado no final de abril.

Segundo o Ministério do Planejamento, o momento de negociar com todos os servidores federais ocorreu em 2012, faltando apenas uma categoria ligada à Polícia Federal.

Na ocasião, os servidores receberam e, segundo o governo, aceitaram, um reajuste escalonado de 5% em 2012, 5% em 2013 e 5% em 2014.

Também constou da negociação a revisão do acordo em 2015. Uma reunião entre o secretário de Relações do Trabalho do ministério, Sérgio Mendonça, e lideranças grevistas ocorrerá na quinta em Brasília.

Acompanhe tudo sobre:Direitos trabalhistasGrevesMuseus

Mais de Brasil

Governo do Rio fecha parques estaduais para concentrar esforços em combate a incêndios

Qualidade do ar em São Paulo deve piorar antes da chegada de frente fria

Rua 25 de março vira palco do Festival da Lua Chinês que promete maior dança do dragão do país