Brasil

Senadores elegem Lindbergh Farias para presidir a CAE

Escolhido por unanimidade, Lindbergh comandará uma das mais importantes comissões do Senado por dois anos


	Senado: em discurso logo após sua eleição, Lindbergh colocou como temas prioritários a questão federativa e novas regras de distribuição do Fundo de Participação dos Estados
 (Agência Brasil/ Wikimedia Commons)

Senado: em discurso logo após sua eleição, Lindbergh colocou como temas prioritários a questão federativa e novas regras de distribuição do Fundo de Participação dos Estados (Agência Brasil/ Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de fevereiro de 2013 às 12h01.

BRASÍLIA - O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) foi eleito nesta terça-feira para presidir a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa.

Escolhido por unanimidade, Lindbergh comandará uma das mais importantes comissões do Senado por dois anos. Os integrantes da CAE elegeram, também por unanimidade, o senador Sérgio Souza (PMDB-PR) para a vice-presidência da comissão.

Em discurso logo após sua eleição, Lindbergh colocou como temas prioritários a questão federativa e novas regras de distribuição do Fundo de Participação dos Estados, além dos temas tributários e da unificação do ICMS, imposto cobrado pela circulação de mercadorias.

"Uma das prioridades da CAE será as matérias que tratam do federalismo", afirmou o senador petista, que pretende votar projetos referentes ao FPE e ao ICMS até o fim de março.

Lindbergh afirmou ainda que respeitará o tamanho das bancadas para distribuir proporcionalmente a relatoria dos projetos.

Além da análise de temas econômicos, a CAE é a comissão responsável pela sabatina de indicados a cargos de diretoria e presidência do Banco Central, na Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e de integrantes do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), por exemplo.

Uma vez aprovados na CAE, os nomes do indicados são encaminhados a votação no plenário do Senado.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilSenado

Mais de Brasil

Lula reúne ministros do STF em almoço no Palácio da Alvorada após cerimônia de Sete de Setembro

Com Bolsonaro, ato em SP pede impeachment de Moraes e anistia aos condenados em 8 de janeiro

Barroso diz que Silvio Almeida tem direito à ampla defesa

Autoridades prestigiam desfile do 7 de Setembro em Brasília

Mais na Exame