Brasil

Senado aprova PEC que proíbe propostas que onerem a União

O Senado aprovou a PEC que proíbe a União de criar despesas aos Estados e municípios sem que para seu custeio sejam realizados repasses financeiros da União


	Prédio do Senado, em Brasília: proposta é similar a PEC 172
 (Pedro França/Agência Senado)

Prédio do Senado, em Brasília: proposta é similar a PEC 172 (Pedro França/Agência Senado)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de agosto de 2015 às 22h46.

Brasília - O Senado aprovou nesta quarta-feira, 26, por 68 votos a favor e nenhum contra, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 84, de 2015, de autoria da senadora Ana Amélia (PP-RS), que proíbe a União de criar despesas aos Estados e municípios sem que para seu custeio sejam realizados repasses financeiros da União.

A proposta é similar a PEC 172, de autoria do líder do DEM na Câmara, Mendonça Filho (PE), que originalmente determinava apenas que a União não poderia atribuir obrigações a Estados e municípios sem definir a origem das receitas.

O governo atuou nesta terça, 25, para adiar a votação para esta quarta-feira, 26, e incluir no texto um dispositivo que o previne de propostas que oneram a União.

Nesta tarde, a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou a PEC, que deve ir à votação no plenário da Casa na próxima semana.

Durante a votação no Senado, presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB), afirmou que a proposta de Ana Amélia "era mais completa".

Acompanhe tudo sobre:CidadesEstados brasileirosPolítica no BrasilSenado

Mais de Brasil

Acidente da Tam: maior tragédia da aviação brasileira completa 17 anos

Ministro da Defesa busca recursos para Forças Armadas, enquanto governo discute bloqueio de gastos

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Mais na Exame