Brasil

Sem-teto invadem área no entorno de reserva em Iperó

A ocupação começou na quarta-feira e prosseguia nesta sexta, 6, com a chegada de novos invasores. As famílias montam barracos no local

Floresta Nacional de Ipanema: terras ficam no entorno da área (Osvaldo Cristo/Acervo Floresta Nacional de Ipanema/Prefeitura de Iperó/Divulgação)

Floresta Nacional de Ipanema: terras ficam no entorno da área (Osvaldo Cristo/Acervo Floresta Nacional de Ipanema/Prefeitura de Iperó/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de junho de 2014 às 18h36.

Sorocaba - Dezenas de famílias que se consideram sem-teto invadiram uma área particular no bairro Campos Vileta, no distrito de George Oetterer, em Iperó, região de Sorocaba (SP).

A ocupação começou na quarta-feira e prosseguia nesta sexta, 6, com a chegada de novos invasores. As famílias montam barracos no local.

As terras ficam no entorno da Floresta Nacional (Flona) de Ipanema, unidade de conservação federal, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Parte do território da Flona, que tem 5 mil hectares, já está ocupada por sem-terra, por isso a vigilância nos limites da área foi reforçada.

Os sem-teto, que não são ligados a movimentos sociais, alegam que as terras pertencem à União.

A Polícia Militar confirmou a invasão, mas informou que o proprietário ainda não havia tomado providências para entrar com pedido de reintegração de posse na Justiça.

Segundo a PM, não era possível estabelecer o número de invasores, pois havia entrada e saída de famílias na área e a ocupação continuava.

Além do Campos Vileta, vários bairros que se formaram na região são provenientes de ocupações ocorridas há muitos anos.

Ações de disputa pela terra envolvem a União, o estado e particulares, e se arrastam há décadas na Justiça.

Acompanhe tudo sobre:FamíliaHabitação no BrasilProtestosProtestos no BrasilTerras

Mais de Brasil

Polícia Civil prende suspeito de ser mentor de ataque em assentamento em Tremembé

Defesa de Daniel Silveira volta a pedir indulto natalino e liberdade condicional

Setor naval fecha 2024 com investimentos de R$ 30 bilhões

Roupas, gestos e religião: traficantes e milicianos impõem 'cartilha do medo' nas comunidades