Brasil

Sem máscara, Bolsonaro abraçou ministros em evento no fim de semana

Nesta segunda-feira, o presidente disse em entrevista que está com sintomas de Covid-19 e fez novo teste para a doença

Jair Bolsonaro: nesta segunda-feira o presidente não teve agenda pública (Adriano Machado/Reuters)

Jair Bolsonaro: nesta segunda-feira o presidente não teve agenda pública (Adriano Machado/Reuters)

AO

Agência O Globo

Publicado em 6 de julho de 2020 às 22h04.

O presidente Jair Bolsonaro esteve com ministros e outras pessoas em um almoço neste sábado, quando distribuiu abraços e não usou máscara de proteção. Nesta segunda-feira, o presidente disse em entrevista que está com sintomas de Covid-19 e fez novo teste para a doença. O resultado ainda não está pronto.

No sábado, quando se comemorou a independência dos Estado Unidos, Bolsonaro, assessores e ministros foram a um almoço na casa do embaixador americano no Brasil, Todd Chapman. O presidente divulgou em uma rede social foto do evento.

Além de Chapman e Bolsonaro, apareceram na foto lado a lado outras seis pessoas, todas sem máscara: Lorenzo Harris, adido de Defesa dos EUA; general Luiz Eduardo Ramos, ministro da Secretaria de Governo; general Fernando Azevedo (Defesa); Ernesto Araújo (Relações Exteriores); general Walter Braga Netto (Casa Civil) e o almirante Flávio Rocha, secretário especial de Assuntos Estratégicos do governo brasileiro.

Em outra foto, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, também aparece no grupo, sem máscara. Na imagem, todos se abraçam. Antes do almoço, o presidente sobrevoou de helicóptero áreas afetadas por um ciclone em Santa Catarina

Após o voo, o presidente defendeu, em entrevista, o uso da hidroxicloroquina no tratamento do coronavírus. O mandatário disse que a droga era a "única prevenção no momento", enquanto a vacina não está disponível, e fez um apelo para que os médicos passem a adotar o protocolo do Ministério da Saúde que ampliou a recomendação de medicamentos à base de cloroquina para pacientes em estágios iniciais da doença.

Na última quinta-feira, na live semanal, o presidente tossiu várias vezes. A tosse é um dos sintomas do novo coronavírus.

Na sexta-feira passada, participou de um jantar com empresários, entre eles o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf. Nas imagens divulgadas, nem o presidente nem os convidados aparecem de máscaras.

Nesta segunda-feira o presidente não teve agenda pública. Um evento ocorreu no Palácio do Planalto sem a sua presença, o que não é usual. A agenda do presidente aponta que ele participou de ao menos seis reuniões com autoridades do governo. Seu último compromisso no fim da tarde foi com o secretário especial de Cultura, Mario Frias.

Acompanhe tudo sobre:BrasilJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Número de praias impróprias para banho no litoral paulista sobe para 51

Gilmar Mendes, do STF, diz que governo da Venezuela não é democrático

Prefeito de BH, Fuad Noman passa por traqueostomia e está consciente

Exportação de bens de alta tecnologia foi a que mais cresceu entre os setores industriais em 2024