Brasil

Curtas – uma seleção do mais importante no Brasil e no mundo

As eleições colombianas vão para o 2º turno com disputa entre Iván Duque, afilhado político do ex-presidente Álvaro Uribe, e o esquerdista Gustavo Petro

Eleições: é a primeira eleição desde o histórico acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Henry Romero/Reuters)

Eleições: é a primeira eleição desde o histórico acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Henry Romero/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2018 às 06h57.

Última atualização em 28 de maio de 2018 às 07h32.

Perda bilionária nos supermercados

Com a greve dos caminhoneiros, os supermercados brasileiros já perderam vendas equivalentes 1,32 bilhão de reais por conta do desabastecimento de produtos perecíveis, frutas, verduras, legumes, laticínios e carnes in natura. Só os supermercados do Estado de São Paulo deixaram de vender cerca de 400 milhões reais de produtos perecíveis desde o início da greve. O cálculo é do superintendente da Associação paulista de Supermercados , Carlos Correa. Correa diz que mercadorias perecíveis respondem 36% das vendas dos supermercados e que a greve já afeta hoje 80% do abastecimento desses itens.

Segundo turno na Colômbia

As eleições colombianas vão para o segundo turno com disputa entre Iván Duque, afilhado político do ex-presidente Álvaro Uribe, e o esquerdista Gustavo Petro. É a primeira eleição desde o histórico acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, firmado no ano passado pelo presidente Juan Manuel Santos. Duque se opõe ao acordo, enquanto Petro é o primeiro ex-guerrilheiro com chances de ser eleito presidente do país. Santos comemorou o êxito da votação. “Foram as eleições mais tranquilas, mais seguras e mais transparentes dos últimos tempos”, afirmou. O segundo turno acontece dentro de três semanas.

Itália segue sem governo

O acadêmico Giuseppe Conte, designado para ser primeiro-ministro da Itália, desistiu neste domingo de tentar formar um governo, depois que o presidente Sergio Matarella rejeitou seu indicado para o ministério da Economia. O indicado era Paolo Savona, um eurocético que, segundo Matarella, causaria alarde nos mercados e nos investidores. As negociações para a formação do governo italiano já se arrastam há quase três meses e, com a nova negativa, o país pode ter que realizar novas eleições.

Combustíveis batem recorde na França e no Reino Unido

Em alta constante há mais de dois anos, os combustíveis atingiram neste mês preços recordes em países como França e Reino Unido. Os preços nos postos correspondem ao aumento da cotação do petróleo no mercado internacional. Com a barreira dos US$ 80 por barril do tipo Brent prestes a ser ultrapassada, a variação desde fevereiro já supera os 30% em euros. A consequência dessa política é a explosão do preço nos postos para o consumidor. Nas últimas dez semanas, os aumentos têm sido constantes, o que levou o diesel a bater recorde em solo francês e britânico. Outros fatores que influenciam no preço no curto prazo são a taxa de câmbio, a política fiscal nacional, as exigências regulatórias, além de fatores sazonais e de eventuais períodos de redução de estoques.

Espanha resgata 532 imigrantes

Os serviços de resgate marítimo da Espanha disseram, neste domingo, terem resgatado 532 imigrantes que tentaram cruzar o mar Mediterrâneo pelo norte da África. Os navios interceptaram 239 imigrantes viajando em oito pequenos botes no Estreito de Gibraltar neste domingo, um dia depois de terem resgatado 293 a bordo de nove embarcações. Três dos barcos estavam em péssimo estado e naufragaram neste domingo, logo após o resgate de seus ocupantes. A Espanha é a terceira porta de entrada mais usada pelos imigrantes que chegam à Europa, ainda longe do nível da Itália, mas se aproximando do da Grécia.

Acompanhe tudo sobre:Exame HojeÀs Sete

Mais de Brasil

Para Lula, Brasil saiu vencedor do tarifaço de Trump

Lula estabelece cota para exibição de filmes nacionais nos cinemas em 2026

Governo estuda tarifa zero no transporte público, diz ministro das Cidades

Bolsonaro é considerado apto e fará cirurgia de hérnia 9h na quinta