Brasil

Seca atinge 1 milhão de pessoas no RS

188 municípios estão em situação de emergência devido à longa estiagem que atinge o estado

Além dos problemas causados para as lavouras de milho, soja e feijão, com grandes prejuízos para os produtores, a população também está sofrendo com o calor intenso (Igor Spanholi/Stock.Xchnge)

Além dos problemas causados para as lavouras de milho, soja e feijão, com grandes prejuízos para os produtores, a população também está sofrendo com o calor intenso (Igor Spanholi/Stock.Xchnge)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2012 às 18h26.

Brasília – O Rio Grande do Sul já está com 188 municípios em situação de emergência e mais de 1 milhão de pessoas prejudicadas pela longa estiagem que atinge o estado, de acordo com o último boletim da Defesa Civil.

Além dos problemas causados para as lavouras de milho, soja e feijão, com grandes prejuízos para os produtores, a população também está sofrendo com o calor intenso, a baixa umidade do ar e a dificuldades de acesso à água potável.

O coordenador do Núcleo de Vigilância dos Eventos Ambientais Adversos à Saúde, Mauro Kotlhar, orienta a população, que ao buscar fontes alternativas de água para consumo, verifique a procedência. Caso essas fontes apresentem riscos de contaminação, as pessoas devem pedir às prefeituras o fornecimento de hipoclorito de sódio, usado para o tratamento de água, poços e cisternas.

"É importante que as pessoas adicionem a dosagem correta de hipoclorito de sódio e fervam a água antes do consumo, e que evitem o consumo de alimentos crus", disse. O coordenador também recomenda que a higiene pessoal seja feita com água tratada, para evitar infecções.

Neste período de seca é muito comum, segundo Kotlhar, os casos de ataque de animais peçonhentos, principalmente em áreas rurais. "É preciso atenção redobrada ao acessar alguns locais, como encostas dos rios, poços e depósitos de lixo. Esses animais costumam procurar alimento nessas áreas", orientou.

Acompanhe tudo sobre:TrigoAquecimento globalClimaAgronegócioRio Grande do Sul

Mais de Brasil

Paes e Ceciliano trocam farpas em disputa ao governo do Rio

Moraes suspende parte das regras para operação de motoapps em São Paulo

Fim dos orelhões no Brasil? Número de aparelhos caiu 81% em 5 anos

Os 10 carros mais roubados em São Paulo