Brasil

Se viável, governo oferecerá só concessão comercial de aeroportos

A operação dos terminais permanecerá sob controle da estatal Infraero.

O governo espera concluir em 30 dias o estudo para avaliar se é viável a concessão comercial dos aeroportos (Wikimedia Commons/EXAME.com)

O governo espera concluir em 30 dias o estudo para avaliar se é viável a concessão comercial dos aeroportos (Wikimedia Commons/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2011 às 23h55.

Rio de Janeiro - O governo vai oferecer licitação somente para a área comercial dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília se o estudo encomendado confirmar a viabilidade de concessão, informou na segunda-feira o ministro da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt. A operação dos terminais permanecerá sob controle da estatal Infraero.

O governo espera concluir em 30 dias o estudo para avaliar se é viável a concessão comercial dos aeroportos, que está sendo elaborado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Segundo o ministro, se a concessão à iniciativa privada for factível, a área comercial dos aeroportos vai entrar em licitação aberta a empreendedores nacionais e estrangeiros.

"A primeira parte não é um estudo do ponto de vista da estruturação da concessão. É uma análise preliminar se os três aeroportos, do ponto de vista da concessão comercial, são viáveis", disse Bittencourt a jornalistas, após participar do 9o Fórum Latino-Americano de Liderança, no Rio de Janeiro.

"Isso deverá acontecer nos próximos 30 dias", acrescentou.

Ao ser indagado sobre o fato de o aeroporto internacional do Rio de Janeiro, o Antonio Carlos Jobim (Galeão), não figurar na lista de prioridades iniciais do governo de aeroportos que podem ser licitados à iniciativa privada, o ministro considerou que a escolha não significa a exclusão dos demais aeroportos de uma eventual opção pela licitação à iniciativa privada.

"Vários outros aeroportos não entraram. O longo prazo é uma sucessão de curtos prazos", disse o ministro, sem dar detalhes.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteEstatais brasileirasEmpresas estataisServiçosInfraestruturaAviaçãoInfraero

Mais de Brasil

Flávio Bolsonaro, Lula, Renan, Caiado e Zema: veja a agenda dos candidatos nesta quarta

Lula diz que fim da 'taxa das blusinhas' não prejudica comércio e defende MP: 'Questão de justiça'

Tarcísio ironiza Lula sobre túnel Santos-Guarujá: 'Se quiser carimbar de vermelho, não importa'

Caiado diz que Brasil vive 'ludopatia' com bets, mas não prevê proibição de apostas no país