Brasil

Sarney volta a ser presidente do Brasil nesta 5ª-feira

Mais de duas décadas após deixar o posto de presidente do Brasil, José Sarney volta a ocupar o cargo máximo do executivo nesta quinta-feira pela manhã, permanecendo por 4 dias

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2012 às 09h09.

São Paulo – O atual presidente do Senado Federal, José Sarney, voltará a ser o Presidente da República a partir desta quinta-feira, 22 anos após o encerramento de seu mandato, em 1989. Sarney permanecerá como presidente em exercício do Brasil até domingo, quando Dilma Rousseff retorna de viagem à França e Rússia. O curto mandato de Sarney deve começar nesta quinta pela manhã.

O presidente do Senado é, segundo o artigo 80 da Constituição Federal, o terceiro na linha sucessória do país, ficando atrás do vice-presidente da República e do presidente da Câmara, mas a frente do presidente do Supremo Tribunal Federal.

Com Dilma na Europa, o vice-presidente Michel Temer viajando à Lisboa ainda nesta quarta e o embarque ao Panamá de Marco Maia, presidente da Câmara, nesta quinta-feira, Sarney assumirá como Presidente da República ainda no período da manhã, assim que Maia deixar o país.

Ao G1, o senador maranhense disse que não se sente voltando à presidência nem tem planos para seu período como chefe máximo do Brasil. "Eu apenas vou cumprir uma exigência constitucional”, disse ao portal.

Hoje com 82 anos, Sarney governou o Brasil de março de 1985 a março de 1990. Era vice de Tancredo Neves, a quem acabou substituindo depois que o político mineiro ficou doente antes da posse. Acabou falecendo semanas depois.

Segundo a assessoria de imprensa da Presidência, Dilma Rousseff volta da viagem oficial no domingo pela manhã, quando participará da inauguração do estádio Castelão, em Fortaleza. É quando o Brasil volta aos seus comandos. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDados de BrasilGoverno DilmaJosé SarneyMDB – Movimento Democrático BrasileiroPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Brasil

Acidente da Tam: maior tragédia da aviação brasileira completa 17 anos

Ministro da Defesa busca recursos para Forças Armadas, enquanto governo discute bloqueio de gastos

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Mais na Exame