Brasil

Sarney gravado; Impeachment em agosto…

Sarney na vitrola de Machado O ex-presidente José Sarney também foi gravado pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Em conversa com Machado, Sarney disse que poderia ajudá-lo a evitar que seu caso fosse transferido para a vara do juiz Sergio Moro, em Curitiba, mas sem a participação de advogados. Segundo a Folha de S.Paulo, a […]

SARNEY:  / Ag. Senado

SARNEY: / Ag. Senado

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2016 às 19h03.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 18h47.

Sarney na vitrola de Machado

O ex-presidente José Sarney também foi gravado pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado. Em conversa com Machado, Sarney disse que poderia ajudá-lo a evitar que seu caso fosse transferido para a vara do juiz Sergio Moro, em Curitiba, mas sem a participação de advogados. Segundo a Folha de S.Paulo, a estratégia de Sarney não ficou clara mas envolvia uma articulação com o presidente do Senado, Renan Calheiros, e o senador Romero Jucá. Em um dos trechos, Sarney diz que é “procedente” não deixar Machado “voltar para lá”, referindo-se à vara curitibana.

Tucanos reagem

Em resposta aos áudios de Sérgio Machado, que sempre incluíam comentários sobre a suposta corrupção do senador Aécio Neves, o PSDB divulgou nota afirmando que processará o ex-presidente da Transpetro por “tentativas de acusar sem provas para conseguir” uma delação premiada.

 –

Já o PT…

O PT quer usar a gravação das conversas de Sérgio Machado com o senador Romero Jucá para fazer a defesa da presidente Dilma Rousseff no processo de impeachment que está em curso no Senado. O PT pretende alegar que a articulação de Jucá para conseguir o impeachment teria desvio de finalidade na função, uma vez que pretendia “estancar” a Lava-Jato. O partido quer levar a questão à Procuradoria-Geral da República e ao Supremo.

Novo cronograma do impeachment

A proposta de Antonio Anastasia, relator do impeachment de Dilma no Senado, prevê que o processo deve chegar ao plenário no dia 1º de agosto. Depois disso, haveria nova votação, que de fato seria o julgamento final do processo de impeachment. A defesa prévia de Dilma ficou acertada para a próxima quarta-feira 1 e seu interrogatório aconteceria no dia 20 de junho. O julgamento final deve acontecer em meados de agosto.

Maranhão e Cunha?

O presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão, reafirmou nesta quarta-feira que a investigação do Conselho de Ética contra Eduardo Cunha terá um limite rígido. Segundo a decisão de Maranhão, as apurações devem se focar no fato de Cunha ter mentido ou não à CPI da Petrobras sobre suas contas bancárias na Suíça. A medida favorece o deputado carioca, uma vez que não permite que sejam incluídas na investigação as descobertas da Operação Lava-Jato sobre seu envolvimento no Petrolão.

Aécio blindado?

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, devolveu ao Ministério Público Federal nesta quarta-feira um pedido de abertura de inquérito contra o senador Aécio Neves. A apuração busca investigar a suspeita de manipulação de dados do Banco Rural, que teria acontecido para esconder o mensalão mineiro na CPI dos Correios. Segundo Mendes, é preciso que o procurador-geral, Rodrigo Janot, se manifeste sobre a real necessidade de se instaurar o inquérito. Ele já havia mandado de volta à PGR um inquérito que pretendia apurar esquemas de corrupção do tucano em Furnas.

Visita pra lá de inusitada 

O ministro da Educação recebeu nesta quarta-feira o ator Alexandre Frota para discutir (sic) ideias para a educação brasileira. A notícia, divulgada por Frota nas redes sociais, dominou os assuntos da internet. Mendonça Filho argumentou que se tratou de uma “visita de cortesia” e que não vê problemas em receber o ator. Além disso, ressaltou que cumpriu extensa agenda nesta quarta-feira com o ministro da Saúde, Ricardo de Barros, o prefeito de Salvador, ACM Neto, educadores para discutir ensino técnico, básico, superior e Enem

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Acidente com ônibus escolar deixa 17 mortos em Alagoas

Dino determina que Prefeitura de SP cobre serviço funerário com valores de antes da privatização

Incêndio atinge trem da Linha 9-Esmeralda neste domingo; veja vídeo

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP