Brasil

São Paulo terá Zona Azul eletrônica

Vagas poderão ser reservadas pelo celular

Placa que informa Zona Azul em SP: sensores serão instalados no asfalto das vagas demarcadas, permitindo que motoristas confiram em tempo real disponibilidade de vagas (Reprodução/Quatro Rodas/Reprodução)

Placa que informa Zona Azul em SP: sensores serão instalados no asfalto das vagas demarcadas, permitindo que motoristas confiram em tempo real disponibilidade de vagas (Reprodução/Quatro Rodas/Reprodução)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2014 às 17h49.

A Prefeitura de São Paulo irá implantar um sistema eletrônico de reserva de vagas de Zona Azul no município. A informação foi revelada por Jilmar Tatto, secretário de Transportes, em audiência pública realizada nessa segunda-feira (20).

De acordo com o Tatto, será lançado um edital no Diário Oficial no dia 20 de fevereiro, mas a expectativa é de que o sistema já esteja em funcionamento no fim de 2014.

A perspectiva é de que todas as vagas de Zona Azul sejam adaptadas à nova modalidade no prazo de dois anos.

Sensores serão instalados no asfalto das vagas demarcadas, permitindo que os motoristas confiram em tempo real, por meio de um aplicativo, a disponibilidade de vagas.

A reserva será feita pelo próprio smartphone, com pagamento pela Internet. O número total de vagas poderá saltar dos atuais 36.771 para até 60.000.

Os objetivos da medida são, entre outros, diminuir o trânsito em vias com Zona Azul, tendo em vista que o processo de procura de vagas e manobra de estacionamento acaba interferindo na fluidez, aumentar a rotatividade das vagas demarcadas e inibir a ação de “flanelinhas”.

Acompanhe tudo sobre:SmartphonesIndústria eletroeletrônicaCarrosAutoindústriaVeículosPrefeituras

Mais de Brasil

Fernando Haddad anuncia pré-candidatura ao governo de São Paulo

André Mendonça autoriza transferência de Vorcaro para Superintendência da PF em Brasília

Após assembleia, caminhoneiros desistem de greve nacional, dizem lideranças

Lula diz que Haddad é o ministro 'mais exitoso da história' e faz críticas a Tarcísio de Freitas