Acompanhe:

São Paulo é a cidade mais inteligente e conectada do Brasil; veja ranking

Ranking Connected Smart Cities 2020, divulgado com exclusividade por EXAME, mostra que a capital paulista voltou ao topo

Modo escuro

Continua após a publicidade
 (Eduardo Frazão/Exame)

(Eduardo Frazão/Exame)

G
Gilson Garrett Jr.

Publicado em 8 de setembro de 2020 às, 15h00.

Última atualização em 22 de setembro de 2020 às, 13h22.

Além de ser a maior cidade do país, São Paulo também é a mais inteligente e conectada do Brasil em 2020. É o que mostra o Ranking Connected Smart Cities, divulgado nesta terça-feira, 8, e antecipado com exclusividade por EXAME.

Das seis edições do ranking, a capital paulista ficou em primeiro lugar também em 2016 e 2017. No ano passado, Campinas ocupou a primeira posição, e em 2018 foi Curitiba. 

A lista com as cidades mais inteligentes e contactadas é o resultado de um estudo elaborado pela consultoria Urban Systems, em parceria com a Necta. No total, foram mapeados 673 municípios com mais de 50.000 habitantes. O objetivo é identificar as cidades com maior potencial de desenvolvimento no país.

A avaliação levou em conta 70 indicadores que passam por mobilidade, meio ambiente, urbanismo, tecnologia, empreendedorismo e economia. Do total de quesitos, 69 ganharam o peso 1. Apenas o indicador de escolaridade do prefeito é que teve peso de 0,5. Com isso, a pontuação máxima é de 69,5.

A cidade de São Paulo se destacou em quatro principais indicadores: urbanismo (ficou em 2º lugar); empreendedorismo (2º); economia (5º); e governança (12º). 

"Quando a gente pensa em cidade inteligente, não é necessariamente tecnológica. É um eixo de mobilidade e acessibilidade, encurtar o distanciamento e criar conexões. São Paulo é uma cidade com maior independência e diversidade econômica do país. Desde a aprovação do Plano Diretor, em 2014, o ambiente ficou propício para isso", explica Willian Rigon, executivo do Urban Systems responsável pelo Ranking Connected Smart Cities.

Em relação à 2019, todas as notas gerais tiveram uma leve queda. Para Rigon, pandemia de covid-19 teve um impacto modero no estudo porque a maior parte dele foi feito antes do primeiro caso da doença no país.

Florianópolis subiu cinco posições

A capital de Santa Catarina passou do 7º lugar, em 2019, para a 2º posição, em 2020, com uma das maiores ascensões do ranking. De acordo com Rigon, o eixo de educação foi o que puxou a cidade para cima. "Este quesito influencia em todos os outros porque ele cria um ecossistema de crescimento", diz.

Evento debate revolução das smart cities

Mais do que uma lista, o Ranking Connected Smart Cities é um recurso que os gestores públicos podem utilizar para identificar os pontos fortes e fracos das cidades. Além disso, permite conhecer e identificar experiências que derem certo em diferentes lugares do Brasil.

"A gente quer que o estudo melhore a qualidade de vida das pessoas. É uma ferramenta para os gestores públicos usarem com o objetivo de melhorar a sua cidade. Cada um precisa entender as especificidade das regiões e se inspirar em boas práticas", enfatiza Paula Faria, idealizadora da plataforma Connected Smart Cities e Mobility e CEO da Necta

Para debater como fazer esta transformação das cidades brasileiras, a partir desta terça-feira, 8, até a quinta, 10, é realizado o Connected Smart Cities e Mobility. Pela primeira vez, o evento é em formato totalmente virtual que vai contar com cerca de 70 painéis e 300 palestrantes nacionais e internacionais.

Toda a programação e as inscrições podem ser conferidas no site. 

Últimas Notícias

Ver mais
São Paulo: Saiba se a população do seu bairro cresce ou encolhe
Brasil

São Paulo: Saiba se a população do seu bairro cresce ou encolhe

Há 3 horas

Mil imóveis no centro de SP seguem com energia suprida por geradores após apagão
Brasil

Mil imóveis no centro de SP seguem com energia suprida por geradores após apagão

Há 5 horas

Janaína Torres é eleita a melhor chef mulher do mundo, segundo ranking 50 Best
Casual

Janaína Torres é eleita a melhor chef mulher do mundo, segundo ranking 50 Best

Há 8 horas

Enel: Nunes vai propor projeto de lei para que municípios possam dar aval a concessões federais
Brasil

Enel: Nunes vai propor projeto de lei para que municípios possam dar aval a concessões federais

Há 8 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais