Brasil

Rússia é banida da Paralimpíada do Rio por doping

Motivo foi uma cultura generalizada de doping que, segundo a entidade, poluiu o esporte do país.

Delegação russa nos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2014 (Getty Images)

Delegação russa nos Jogos Paralímpicos de Inverno de 2014 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de agosto de 2016 às 14h06.

Rio - O Comitê Paralímpico Internacional (CPI) suspendeu, neste domingo, todos os russos dos Jogos Paralímpicos do Rio, que começam no próximo mês, por causa de uma cultura generalizada de doping que, segundo a entidade, poluiu o esporte do país.

O CPI anunciou a decisão de suspender o Comitê Paralímpico Russo no Rio de Janeiro, com seu presidente Philip Craven dizendo que os atletas paralímpicos russos fizeram parte de um sistema de fraude que tem o apoio do governo russo.

A Rússia imediatamente anunciou que apelará contra a suspensão junto à Corte Arbitral do Esporte.

A decisão do CPI vem depois da publicação do relatório McLaren, no mês passado, que implicou atletas paralímpicos em um doping generalizado e encobrimentos que levaram à suspensão de muitos competidores da Olimpíada.

Enquanto o Comitê Olímpico Internacional (COI) decidiu contra uma suspensão geral, o CPI não seguiu a mesma linha nos seus próprios Jogos, que serão realizados entre 7 e 18 de setembro.

Craven disse neste domingo que tinha "muita simpatia" pelos competidores que perderão as Paralimpíadas, mas que a decisão foi tomada em nome dos melhores interesses do movimento paralímpico.

No mês passado, o CPI disse: "Pela cultura endêmica do esporte russo, nos níveis mais elevados, o Comitê Nacional Paralímpico da Rússia parece incapaz de garantir que o código antidoping do CPI seja cumprido na sua própria jurisdição nacional, ou relutante em fazer isso".

A exclusão dos russos dos Jogos do Rio é mais um golpe na reputação da Rússia como uma potência esportiva global, depois de dúzias de atletas russos terem sido barrados da Olimpíada por violações ligadas ao doping.

Também afeta o legado da Olimpíada de Sochi, em 2014, um evento utilizado pelo presidente Vladimir Putin para promover imagem de uma Rússia que ressurge como potência mundial.

Falando à equipe olímpica da Rússia antes da viagem ao Rio, semana passada, Putin disse que o esporte russo foi vítima de uma trama de inimigos estrangeiros, motivada por política.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEsportesEuropaJogos ParalímpicosRússia

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame