Brasil

RS tem o maior número de municípios com votação biométrica

Maior colégio eleitoral com voto biométrico no estado é Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, com 238.931 eleitores

O Rio Grande do Sul terá, nas eleições de domingo, o maior número de municípios com votação biométrica (Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil)

O Rio Grande do Sul terá, nas eleições de domingo, o maior número de municípios com votação biométrica (Wilson Dias/Arquivo Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de outubro de 2014 às 12h36.

Porto Alegre - O Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de municípios com votação biométrica no pleito de outubro, segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS). Ao todo, 752.026 eleitores, em 186 cidades, serão identificados, no domingo (5), por meio da impressão digital.

O maior colégio eleitoral com voto biométrico no estado é Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre: 238.931 eleitores estão aptos a votar em 750 seções. A biometria no Rio Grande do Sul começou nas eleições de 2010.

O secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RS, Daniel Wobeto, informou que a previsão do tribunal é que, até 2022, a biometria esteja implantada em todo o estado. “É um processo irreversível porque traz mais segurança”.

O Rio Grande do Sul tem 8.392.033 eleitores aptos a votar em 497 municípios. É o quinto colégio eleitoral, ficando atrás de São Paulo, Minas Gerais, do Rio de Janeiro e da Bahia.

O eleitor tem até oito tentativas de identificação por meio da impressão digital. Segundo Wobeto, a estimativa é que o eleitor gaúcho, identificado pela biometria, deve gastar cerca de um minuto e 30 segundos em média. “Vamos monitorar essa situação do tempo que o eleitor está levando para votar no dia das eleições”.

Este ano, quase 22 milhões de eleitores, em todo Brasil, serão identificados por meio da impressão digital na hora de votar. O Tribunal Superior Eleitoral estima que o eleitor deve gastar por volta de um minuto e 14 segundos na urna.

O tempo é uma média que considera tanto o sistema convencional como a identificação biométrica e é calculado do momento em que o eleitor se identifica perante o mesário e se dirige à urna, até o instante em que confirma o último dos cinco votos - para presidente da República. A identificação biométrica será usada em 762 municípios, incluindo 15 capitais.

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2014Política no BrasilRio Grande do Sul

Mais de Brasil

Número de praias impróprias para banho no litoral paulista sobe para 51

Gilmar Mendes, do STF, diz que governo da Venezuela não é democrático

Prefeito de BH, Fuad Noman passa por traqueostomia e está consciente

Exportação de bens de alta tecnologia foi a que mais cresceu entre os setores industriais em 2024