Porto Alegre: alguns passageiros, revoltados, chegaram a bloquear a avenida Salgado Filho, no centro da cidade, por alguns minutos durante a manhã (Camila Domingues/Palácio Piratini)
Da Redação
Publicado em 7 de março de 2014 às 18h12.
Porto Alegre - Os rodoviários voltaram a parar parte do transporte coletivo de Porto Alegre nesta sexta-feira, 07.
Desta vez deixaram de circular 220 ônibus de 42 linhas da zona sul da cidade atendidas pelas empresas VTC e Trevo. Os trabalhadores reclamam do desconto de dois dos 15 dias que ficaram parados durante a greve geral do final de janeiro e início de fevereiro. Alegam que a Justiça ainda não julgou o mérito da ação que vai definir se aquela paralisação foi legal ou não.
As empresas sustentam que neste momento está em vigor uma decisão liminar que considerou o movimento abusivo por não ter colocado qualquer ônibus nas ruas quando a Justiça havia exigido 70% da frota atendendo o público nos horários de pico e que descontarão as faltas em parcelas.
Embora não tenha se espalhado para toda a cidade, a paralisação dos rodoviários forçou moradores da zona sul a ficar de novo por horas à espera de transporte por meio de embarque em lotações, caronas ou táxis.
Alguns passageiros, revoltados, chegaram a bloquear a avenida Salgado Filho, no centro da cidade, por alguns minutos durante a manhã.
A Justiça determinou que os participantes de piquetes deixassem os coletivos saírem das garagens. A ordem foi cumprida depois da chegada dos oficiais de Justiça, acompanhados de soldados da Brigada Militar, no final da tarde. Quando o serviço foi restabelecido já havia longas filas de usuários nas paradas do centro à espera dos ônibus para voltar para casa.