Brasil

Rio tem esquema especial de trânstito e transporte para jogo

O objetivo é reduzir o número de veículos particulares nas ruas, fazendo com que os torcedores usem o transporte público


	Torcedores fazem fila na retirada de ingressos para Copa das Confederações: a prefeitura recomenda que os motoristas evitem a região do Maracanã, já que está previsto o bloqueio em alguns pontos.
 (Tânia Rêgo/ABr)

Torcedores fazem fila na retirada de ingressos para Copa das Confederações: a prefeitura recomenda que os motoristas evitem a região do Maracanã, já que está previsto o bloqueio em alguns pontos. (Tânia Rêgo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de junho de 2013 às 14h29.

Rio de Janeiro – Um esquema especial de trânsito e transportes foi montado hoje (20) pela prefeitura para o jogo entre Espanha e Taiti no Maracanã, pela segunda rodada da Copa das Confederações. O estacionamento nas principais vias do centro da cidade está proibido desde a meia-noite de ontem (19).O objetivo é reduzir o número de veículos particulares nas ruas, fazendo com que os torcedores usem o transporte público.

A operação é desenvolvida pelas secretarias municipais de Transportes e de Ordem Pública, com apoio da Companhia de Engenharia e Tráfico, da Rio Eventos Especiais e da Guarda Municipal.

A prefeitura recomenda que os motoristas evitem a região do Maracanã, já que está previsto o bloqueio em alguns pontos horas antes do jogo e, com isso, haverá alteração no itinerário. A proibição do estacionamento na região começou ontem, às 17h, e deve terminar às 20h. A faixa reversível da Rua Teixeira Soares (Radial Oeste) será cancelada. As 53 linhas de ônibus que circulam no entorno do Maracanã tiveram seu percurso mudado hoje, ao meio-dia, e deverão retomar o itinerário normal por volta das 20h. O objetivo é garantir o acesso aos pedestres.

O metrô funcionará com as transferências entre duas linhas no trecho compartilhado entre as estações Central e Botafogo. Os torcedores deverão escolher a estação em que vão tomar o metrô de acordo com o portão de entrada no estádio. Quem tem ingressos para os setores Azul (Portão A) e Amarelo (portões B e C) deve desembarcar na Estação Maracanã. A Estação de São Cristovão é indicada para os que estão com bilhetes para o Setor Verde (portões E e F). Aqueles que terão acesso ao estádio pelo Setor Vermelho (Portão D) devem usar a Estação São Francisco Xavier.


O MetrôRio recomenda que, na volta para casa, os torcedores usem a mesma estação da ida para garantir maior fluidez no trânsito. Desde o meio-dia, quem entra no metrô com entradas para o jogo não precisa pagar o bilhete. A gratuidade vale também para a volta, dentro de um prazo de duas horas após o fim da partida, para quem apresentar ingressos do jogo, nas estações São Francisco Xavier, São Cristovão e Maracanã.

Também está funcionando um serviço especial de ônibus para fazer a ligação dos aeroportos, da rodoviária e da Barra da Tijuca com estações do metrô para conexão rumo Maracanã. Os serviços especiais começaram às 11h e vão até a hora do início do jogo, voltando a funcionar das 17h30 às 21h para retorno dos torcedores. Para quem optar pelo trem, a Supervia, concessionária que administra o serviço, informou que o desembarque deve ser feito na Estação São Cristovão – a Estação Maracanã permanece fechada.

O secretário de Ordem Pública, Alexandre Vieira da Costa, disse que os esquemas adotados hoje são flexíveis para atender a diversas situações. Segundo ele, as ações especiais serão mantidas para os próximos jogos no Maracanã.

"Temos problemas recorrentes, como estacionamentos irregulares e ambulantes ilegais vendendo suas mercadorias. E há também as manifestações, que estão ocorrendo quase todos os dias. As pessoas podem se manifestar pacificamente, sempre respeitando os limites de ordem pública da prefeitura. Trata-se de um trabalho integrado onde os órgãos se articulam para garantir o sucesso do evento", disse Vieira.

A prefeitura foi determinou ainda feriado escolar em todos os estabelecimentos municipais de 13 bairros e ponto facubairros Tijuca, Vila Isabel, Maracanã, Mangueira, da Praça da Bandeira e do Alto da Boa Vista, Grajaú, Andaraí, Catumbi, São Cristóvão, Rio Comprido, Cidade Nova e Estácio. Os órgão municipais desses bairros, mais os localizados no Centro, também terão ponto facultativo, a partir das 14h.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCopa das ConfederaçõesEsportesFutebolMetrópoles globaisRio de JaneiroTransporte público

Mais de Brasil

Governo e Senado pedem ao STF prorrogação de prazo de acordo sobre desoneração da folha

Lula diz que proposta de segurança do governo será elaborada com 27 governadores

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro com 50 voos diários, diz ministro

Governo Lula é ruim ou péssimo para 44,2% e bom ou ótimo para 37,7%, aponta pesquisa Futura

Mais na Exame