Brasil

Rio registra 11 casos de microcefalia em 2015

A possível relação da doença com o Zika vírus é estudada pela secretaria de saúde.


	Microcefalia: em Pernambuco foram anotados quase 500 casos
 (MZiello/Thinkstock)

Microcefalia: em Pernambuco foram anotados quase 500 casos (MZiello/Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2015 às 14h26.

Chega a 11 o número de casos de microcefalia registrados no estado do Rio de Janeiro em 2015, de acordo com a Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde. No ano passado foram 10 casos e, em 2013, foram identificadas 19 crianças com a doença.

A possível relação da doença com o Zika vírus é estudada pela secretaria, porque o Ministério da Saúde informou que existe coincidência entre a circulação do Zika vírus e a ocorrência de casos de microcefalia em alguns estados do Nordeste. Dois casos são avaliados em São Paulo.

O governo declarou estado de emergência em Pernambuco, onde foram anotados quase 500 casos de microcefalia, sendo a maioria em Recife. O aumento de casos da doença foi classificado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como situação inusitada em termos de saúde.

A microcefalia é uma condição neurológica em que a cabeça do recém-nascido é menor quando comparada ao padrão daquela mesma idade e do mesmo sexo. Neste caso, os bebês com a malformação congênita nascem com um perímetro cefálico menor do que 33 centímetros.

Acompanhe tudo sobre:Rio de Janeirocidades-brasileirasMetrópoles globaisDoençasZikaOMS (Organização Mundial da Saúde)Microcefalia

Mais de Brasil

Caso Marielle: Moraes solicita data para julgamento dos acusados

Exame toxicológico será obrigatório para 1ª CNH após derrubada de vetos

Aumento real foi zero, diz secretária de SP sobre reajuste da Sabesp

Congresso derruba veto a PL que isenta Embrapa de taxas para pesquisas