Brasil

Rio aproveitará Copa das Confederações para promover turismo

Inaugurado nesta quarta-feira, o Centro Aberto de Mídia deve tornar as transmissões de TV uma propaganda da cidade


	Cristo Redentor, no Rio de Janeiro: a Copa das Confederações começará no sábado com um encontro entre o Brasil e Japão no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.
 (Wikimedia Commons)

Cristo Redentor, no Rio de Janeiro: a Copa das Confederações começará no sábado com um encontro entre o Brasil e Japão no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de junho de 2013 às 15h33.

Rio de Janeiro - Uma sala de imprensa com vista para a praia de Copacabana e passeios temáticos ao Corcovado e às futuras instalações olímpicas são algumas das atrações que a prefeitura do Rio de Janeiro promete para os jornalistas que cobrirem a Copa das Confederações, aproveitando para divulgar os encantos da cidade.

Inaugurado nesta quarta-feira, o Centro Aberto de Mídia, um pequeno prédio de dois andares no Forte de Copacabana, com a praia de Copacabana ao fundo, deve tornar as transmissões de TV uma propaganda da cidade.

Até o dia 2 de julho, jornalistas e blogueiros terão acesso ao Centro, independentemente de estarem credenciados pela Fifa para a Copa das Confederações, e haverá uma programação paralela com coletiva de imprensa de membros do governo, representantes das cidades sedes ou entrevistas a jogadores de futebol já retirados.

A Copa das Confederações começará no sábado com um encontro entre o Brasil e Japão no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

A Riotur, empresa da Prefeitura para a promoção do turismo na cidade, oferecerá passeios turísticos à imprensa, que poderá conhecer das obras para os Jogos Olímpicos de 2016 até os símbolos da cidade, como o Cristo Redentor, explicaram fontes municipais à Agência Efe.

O Centro oferece capacidade para 500 jornalistas entre seus dois andares e o auditório anexo, além de informação das empresas brasileiras.


O espaço, decorado com os cartazes oficiais das 12 cidades que abrigarão a Copa 2014, conta com 62 postos individuais de trabalho, terá banda larga e wi-fi com velocidade de 1 giga.

As instalações contam, ainda, com três estúdios de rádio e dois estúdios de TV ao ar livre com o Oceano Atlântico como pano de fundo, contou à Agência Efe a assessora especial da secretaria de Comunicação Social do Governo Federal, Ana Cristina Ribeiro da Cunha, que coordena o núcleo.

Ana Cristina explicou que o governo idealizou o centro durante os Jogos Olímpicos de Londres 2012, e convidou representantes das outras 11 cidades sedes do Mundial 2014 para se basearem neles o próximo ano.

O programa de atividades começa na sexta-feira, com uma entrevista coletiva em que participam o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo; a ministra da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Helena Chagas; o prefeito Eduardo Paes, e o secretário estadual da Casa Civil, Regis Fichtner. 

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasCopa das ConfederaçõesEsportesFutebolMetrópoles globaisRio de JaneiroTurismo

Mais de Brasil

Baixa umidade causa alerta de 'perigo potencial' em 11 estados, ventanias e chuvas no Nordeste

Governo e Senado pedem ao STF prorrogação de prazo de acordo sobre desoneração da folha

Lula diz que proposta de segurança do governo será elaborada com 27 governadores

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro com 50 voos diários, diz ministro

Mais na Exame