Brasil

Réveillon: Rio, São Paulo e Florianópolis têm virada de clima; veja a previsão do tempo

Programação já foi divulgada para a festa em Copacabana, no Rio, e na Av. Paulista, em SP

Maria Clara Sassaki, meteorologista do Climatempo: Durante a virada do ano, três fortes capitais em festas de réveillon, como Rio, São Paulo e Florianópolis, ficam com temperaturas em torno dos 20°C (Divulgação: Ranimiro Lotufo Neto/Getty Images)

Maria Clara Sassaki, meteorologista do Climatempo: Durante a virada do ano, três fortes capitais em festas de réveillon, como Rio, São Paulo e Florianópolis, ficam com temperaturas em torno dos 20°C (Divulgação: Ranimiro Lotufo Neto/Getty Images)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 30 de dezembro de 2023 às 10h33.

Última atualização em 23 de janeiro de 2024 às 12h01.

Turistas e moradores de cidades com festas de réveillon consagradas estão atentos sobre o tempo na hora da virada. Quem optou por passar a virada nas tradicionais celebrações de fogos em Copacabana, no Rio, ou na Avenida Paulista, em São Paulo, pode se preparar para uma temperatura mais amena, e com possibilidade de chuva. Na região litorânea do Nordeste, a previsão é de calor e tempo mais seco.

Nos últimos dias, o interesse pelo tempo fez aumentar consideravelmente no Google a busca por “previsão do tempo”, principalmente nas capitais paulista, carioca, além do estado de Santa Catarina. Em Florianópolis, a virada promete um clima de ameno a quente, porém, pode ser “temperada” com chuva e rajadas de vento.

De acordo com a meteorologista do Climatempo, Maria Clara Sassaki, a virada do ano será marcada pelo contraste com os recordes de temperatura e calor intenso observados esse ano.

“Durante a virada do ano, três fortes capitais em festas de réveillon, como Rio, São Paulo e Florianópolis, ficam com temperaturas em torno dos 20°C, mas com sensação térmica ainda menor que 20°C por conta dos ventos frios. Um contraste bem grande com o que aconteceu nos últimos meses, afirma Maria Clara.”

Como fica o tempo no Ano-Novo?

Rio de Janeiro

Na capital fluminense, cidade que recebe uma das maiores queimas de fogos do país, em Copacabana, a previsão para o dia 31 de dezembro é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia — e, assim como todo o Sudeste e Centro-Oeste, promete pancadas de chuvas localmente fortes. A instabilidade permanece no primeiro dia de 2024, e avança para o norte do estado.

Como fica o tempo na hora da virada? De acordo com a meteorologista, o clima deve ficar nebuloso, com ventos frios vindos do mar e a promessa é de chuva fraca.

“Há chance de pancadas de chuva principalmente no norte fluminense, mas na capital o pior já vai ter passado na hora da virada. Vamos ter nebulosidade, circulação de ventos úmidos vindos do mar, mas a chuva será fraca. As pancadas mais fortes ficarão concentradas entre a região norte fluminense, especialmente em Campos dos Goytacazes, até o sul do Espírito Santo”, disse a especialista.

São Paulo

Já em São Paulo, quem pretende aproveitar os fogos da Avenida Paulista precisa levar capa de chuva: o Ano Novo promete ser nublado, fresco e com garoa, segundo informações do Climatempo. De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura (CGE), as temperaturas devem variar entre 17°C e 22°C. A manhã do dia 31 de dezembro terá céu encoberto, mas a tarde e noite devem ser marcadas por chuvisco, porém o potencial de tempestades é baixo.

No litoral paulista, o clima também deve ser chuvoso. De acordo com o Climatempo, em Praia Grande, as temperaturas variam entre 21°C e 26°C, com pancadas de chuva ao longo do dia todo.

Em Santos e Guarujá, a tendência se mantém a mesma: 90% de chance de pancadas de chuva ao longo de todo dia, com a mesma variação de temperatura de Praia Grande.

A capital paulista deve ter mais nebulosidade que chuva, mas ainda há uma pequena chance de garoa. Um cenário muito parecido se desenha nas capitais: muitas nuvens, tempo nebuloso e chuva leve tipo garoa durante a virada.

Sul

No Sul, o tempo ficará estável, com temperatura amena, por influência de uma massa de ar polar. No entanto, o Climatempo alerta que há condições de chuva fraca no litoral do Paraná e de chuviscos em Florianópolis, assim como em Curitiba.

Na capital catarinense, Florianópolis, a virada terá céu encoberto com temperaturas que variam entre 19°C e 24°C e ventos fracos.

Em Balneário Camboriú, o tempo deve variar ao longo do dia. Pela manhã, pode chover, mas à tarde o sol aparece. A noite da virada pode ser marcada por uma garoa, com temperaturas que variam de 19°C à 25°C.

A chance de chover em ‘Floripa’ na hora da virada é bem pequena. A frente fria estará afastada da região sul do Brasil, garantindo pouca chance de chuva, mas grande nebulosidade.

Nordeste

Na região Nordeste, a previsão é de sol e calor em grande parte, com pancadas mais expressivas no interior. Em Salvador, o último dia do ano deve ser marcado por temperaturas entre 24°C e 33°C. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o céu deve permanecer encoberto. O vento na capital baiana pode ser de fraco a moderado.

Já em Maceió, Alagoas, o dia da virada do ano pode ficar mais quente se comparado à capital baiana. Os termômetros devem marcar entre 25°C e 35°C. O réveillon na capital alagoana deve ser nublado, com pancadas de chuva e rajadas de vento moderado.

Em Natal e Recife a virada será marcada por pancadas de chuva isoladas. A temperatura varia pouco entre as capitais. Em Natal, os termômetros marcam de 25°C a 31°C, enquanto em Recife, a mínima é de 26°C e a máxima de 32°C.

São Luís, no Maranhão, tem réveillon com previsão de pancadas de chuva com trovoadas. As temperaturas mínima e máxima variam entre 25°C e 32°C.

BH, Espírito Santo e Centro-Oeste

A capital mineira terá sol com muitas nuvens durante todo o dia 31, com possibilidade de chuvas a qualquer hora do dia, com as temperaturas variando entre 19°C e 26°C. O mesmo panorama está previsto para o dia 1º de 2024 e vale para Vitória, no Espírito Santo, que tem 90% de chance chuva, que virão espalhadas ao longo do dia, da virada de ano e do dia 1°.

No Centro-Oeste, as temperaturas ficam acima dos 30°C, e as chuvas marcam presença em todas as capitais. Em Goiânia e Campo Grande, as máximas chegam a 31°C na véspera, com uma queda bruta após a virada, com o primeiro dia do ano não superando 27°C e 25°C, respectivamente. Cuiabá será a capital mais quente, com máximas que podem chegar a 36°C na véspera e 33°C no Ano Novo, enquanto Brasília tem mínima de 20°C nos dois dias e máximas de 29°C e 26°C.

Acompanhe o clima nas cidades:

Acompanhe tudo sobre:ClimaMudanças climáticas

Mais de Brasil

Governadores do Sul e do Sudeste criticam PEC da Segurança Pública proposta por governo Lula

Leilão de concessão da Nova Raposo recebe quatro propostas

Reeleito em BH, Fuad Noman está internado após sentir fortes dores nas pernas

CNU divulga hoje notas de candidatos reintegrados ao concurso