Brasil

Restrições na transferência causaram falta de luz, diz ONS

O ONS informou que "“restrições na transferência de energia" aliadas à elevação da demanda provocaram a "redução da frequência elétrica"


	Torres de energia elétrica: problema de falta de luz foi detectado a partir das 14h55
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Torres de energia elétrica: problema de falta de luz foi detectado a partir das 14h55 (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de janeiro de 2015 às 19h50.

Rio de Janeiro - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou há pouco que “restrições na transferência de energia das regiões Norte e Nordeste para o Sudeste, aliadas à elevação da demanda no horário de pico, provocaram a redução na frequência elétrica” no dia de hoje (19) nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, “mesmo com folga de geração no Sistema Interligado Nacional (SIN)” .

O problema de falta de luz foi detectado a partir das 14h55.

Em consequência, ocorreu desligamento de unidades geradoras nas usinas Angra 1, Volta Grande, Amador Aguiar 2, Sá Carvalho, Guilman Amorim, Canoas 2, Viana e Linhares (Sudeste); Cana Brava e São Salvador (Centro-Oeste); e Governador Ney Braga (Sul), somando 2.200 megawatts (MW) de energia. Isso fez a frequência elétrica cair para 59 hertz (Hz, unidade de medida de frequência elétrica), contra o normal de 60 Hz.

O ONS informou que, em conjunto com agentes distribuidores das três regiões afetadas, adotou medidas para garantir o restabelecimento da frequência elétrica às condições normais, “impactando menos de 5% da carga do sistema”.

Segundo garantiu o ONS, a situação foi normalizada a partir das 15h45. O ONS se reunirá amanhã (20) às 14h30, no Rio de Janeiro, com os agentes envolvidos para avaliar o problema, informou a assessoria de planejamento e comunicação do órgão.

Acompanhe tudo sobre:EletricidadeEnergiaEnergia elétricaONSServiços

Mais de Brasil

Lula demite Nísia; Padilha assumirá Ministério da Saúde

Defesa Civil emite alerta severo de chuvas para São Paulo na tarde desta terça

Tarcísio diz que denúncia da PGR contra Bolsonaro 'não faz sentido nenhum' e critica 'revanchismo'

Pé-de-Meia: como funciona o programa e como sacar o primeiro pagamento