Brasil

Reservatórios do Sudeste têm 34,7% da capacidade total

No acumulado de março, o subsistema registra uma modesta recuperação no nível de armazenamento, de 0,1 ponto porcentual


	Solo ressecado: apesar da melhora, situação dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste é bastante crítica
 (Nacho Doce/Reuters)

Solo ressecado: apesar da melhora, situação dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste é bastante crítica (Nacho Doce/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2014 às 21h30.

Rio - A redução do consumo de energia durante o feriado do carnaval contribuiu para a ligeira melhora no nível dos reservatórios das hidrelétricas. O volume de água armazenado no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, o mais importante do País, encerrou ontem em 34,7% da capacidade, estável em relação ao dia anterior. No acumulado de março, o subsistema registra uma modesta recuperação no nível de armazenamento, de 0,1 ponto porcentual. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira, 6, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Mesmo assim, a situação dos reservatórios do Sudeste/Centro-Oeste é bastante crítica. O nível de água armazenado é o mais baixo desde 2001, ano do racionamento de energia. Há um ano, os reservatórios estavam no mesmo dia, 5 de março, com 46,6% da capacidade total, com tendência de recuperação. No momento, não é possível dizer se a ligeira recuperação mostrada nesses últimos dias irá se manter nos próximos dias, mesmo com a melhora nas chuvas neste começo de mês.

Comportamento semelhante foi registrado nos reservatórios do Nordeste, que fecharam ontem em 42,2% da capacidade total. Isso representou um acréscimo de 0,1 ponto porcentual em relação ao nível do dia anterior. No mês, os reservatórios da região acumulam ganho de apenas 0,1 ponto porcentual. A situação hoje é ligeiramente melhor do que a verificada há um ano, quando o nível de armazenamento era de 41,9% da capacidade total.

Os reservatórios da região Sul ensaiam uma melhora no nível de armazenamento, que ontem estavam em 39,2% da capacidade. Isso equivale a um aumento de 0,6 ponto porcentual em relação ao dia anterior e um ganho acumulado de 1,9 ponto porcentual ao longo do mês de março. A situação atual, contudo, é um pouco pior do que no ano passado, quando os reservatórios estavam com um nível de armazenamento de 40,3% em 5 de março.

A situação mais confortável é a dos reservatórios do Norte, ontem com 81,8% da capacidade total, estável em relação ao dia anterior. Em março, o ganho acumulado é de 0,9 ponto porcentual. Dado o alto nível dos reservatórios da região, o Norte tem exportado energia para o resto do País. Ontem, 4,496 mil MW médios foram transferidos, sendo 1,878 mil MW médios para o Nordeste e 2,618 mil MW médios no Sudeste, que reenviou 1,211 mil MW médios para a região Sul.

Acompanhe tudo sobre:ChuvasEnergiaEnergia elétricaHidrelétricasSecasServiços

Mais de Brasil

Ações isoladas ganham gravidade em contexto de plano de golpe, afirma professor da USP

Governos preparam contratos de PPPs para enfrentar eventos climáticos extremos

Há espaço na política para uma mulher de voz mansa e que leva as coisas a sério, diz Tabata Amaral

Quais são os impactos políticos e jurídicos que o PL pode sofrer após indiciamento de Valdemar