Brasil

Renan Calheiros prorroga MP de estímulo à aviação regional

Pela decisão publicada no Diário Oficial da União, as regras continuam a valer por mais 60 dias


	Renan Calheiros prorroga medida provisória que permite ampliar a aviação regional
 (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Renan Calheiros prorroga medida provisória que permite ampliar a aviação regional (Antonio Cruz/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2014 às 13h08.

Brasília - O presidente do Congresso Nacional, Renan Calheiros (PMDB-AL), prorrogou, hoje (17), a Medida Provisória 652/2014 (MP) que cria o Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional. Pela decisão publicada no Diário Oficial da União, as regras continuam a valer por mais 60 dias. O texto que foi enviado pelo Executivo no final de julho terá que ser analisado por uma comissão especial formada por deputados e senadores instalada no início deste mês.

O governo justificou que a MP possibilitará que o transporte aéreo seja ampliado, chegando a localidades desatendidas ou atendidas precariamente pelas empresas aéreas. A medida, segundo o Palácio do Planalto, seria parte do programa de investimentos em logística que prevê o uso de R$ 7,3 milhões na construção e melhoria de 270 aeroportos regionais.

O argumento é que, com esses investimentos, seria possível aumentar o número de cidades e rotas atendidas pelo transporte aéreo, ampliar o acesso da população a este modal e melhorar a integração tanto de comunidades isoladas como o acesso às regiões que tem potencial turístico.

O último documento divulgado sobre a MP desde que o texto chegou ao Congresso foi uma nota técnica da Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle do Senado que destaca a relevância da medida, mas alerta sobre alguns equívocos no texto. A medida autoriza a União a usar recursos para subvencionar tarifas aeroportuárias e de navegação aérea, ou seja, compartilhar esses custos com as empresas que atuam no setor.

Acompanhe tudo sobre:Setor de transporteAviaçãoLegislaçãoCongresso

Mais de Brasil

Conselho de Ética analisa suspensão de deputados por protesto na Mesa Diretora

CPI do Crime entra na reta final sob risco de não ser prorrogada

Se reduzir 10% da sonegação, Brasil terá superávit, diz Júlio Lopes

Eleições 2026: um em cada quatro governadores desistiu de candidatura