Exame Logo

Relatório do Cenipa é inconclusivo sobre acidente com Campos

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos descartou algumas das hipóteses sobre o que teria causado o acidente, mas não concluiu nada

Eduardo Campos: uma das possibilidades com as quais trabalham os investigadores é a de falha humana ou operacional (Divulgação/ PSB)
DR

Da Redação

Publicado em 26 de janeiro de 2015 às 22h58.

Brasília - O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) descartou algumas das hipóteses sobre o que teria causado o acidente aéreo que vitimou, no dia 13 de agosto de 2014, em Santos, São Paulo, sete pessoas – entre elas o então candidato à Presidência da República, Eduardo Campos .

Uma das possibilidades com as quais trabalham os investigadores é a de falha humana ou operacional, mas isso só poderá ser confirmado com o avançar das investigações.

Coordenador da investigação, o tenente-coronel Raul de Souza informou que até o momento “não há conclusão” sobre o acidente e que, terminada a fase de coleta de dados, “nenhuma hipótese foi criada” sobre o acidente com a aeronave PR-AFA.

Apesar de, até o momento, a Aeronáutica não ter apresentado oficialmente algo mais conclusivo sobre a causa do acidente, o chefe do Cenipa, brigadeiro Dilton José Schuck, disse que, nas investigações primárias, constatou-se que, apesar de habilitada pela Agência Nacional de Aviação Civil ( Anac ), a tripulação da aeronave [piloto e co-piloto] “não tinha concluído o treinamento específico de transição” da aeronave Cessna C-560 para o modelo envolvido no acidente (C-560 XLS+).

Segundo o brigadeiro, uma portaria da Anac publicada no dia 3 de julho de 2014 previa a necessidade desse treinamento. “Mas isso pode apontar apenas uma condição de risco e não pode ser apontado como a causa do acidente”, enfatizou Schuck pouco antes de informar que o piloto, após arremeter o pouso, "fez trajeto diferente do previsto na Carta [de Voo]".

No balanço apresentado hoje pelo Cenipa, o tenente-coronel descartou algumas hipóteses sobre a causa do acidente. Segundo Raul de Souza, não houve colisão com aves, nem com veículos aéreos não tripulados (Vant), como drones. As investigações indicam ainda que o primeiro impacto ocorreu na parte de baixo da aeronave. Também foi descartada a ocorrência de incêndio durante o voo ou colisão com obstáculo em voo.

Na segunda fase de investigações, iniciada após a coleta de dados, as informações obtidas serão analisadas e as conclusões finais sobre o acidente só serão apresentadas ao final da terceira fase. Segundo as autoridades, não há ainda previsão sobre quando isso acontercerá.

São Paulo - Eduardo Campos , candidato do PSB à presidência da República, morreu hoje em um acidente de avião em Santos, litoral de São Paulo. O acidente aconteceu em área residencial no bairro do Boqueirão. Segundo a Aeronáutica, o avião saiu do aeroporto Santos Dumont, no Rio de janeiro, em direção ao Guarujá. A aeronave não aterrissou por conta do mau tempo. O ex-governador tinha 49 anos e viajava com sua equipe para participar de evento. Os sete tripulantes do jatoCessna morreram durante a queda.Pelo menos outras cinco pessoas que estavam em terra também ficaram levemente feridas.Assustados com o acidente, os moradores da região foram os primeiros a publicar fotos nas redes sociais.

*Matéria atualizada às 18h45
  • 2 /19(Nara Assunção/ Jornal Boqnews)

  • Veja também

    Telhado de casa no bairro do Boqueirão, em Santos, ficou destruído ao ser atingido por estilhaços da aeronave.
  • 3 /19(Reprodução/Facebook Tássio Ricardo)

  • Incêndio tomou conta do local onde caiu a aeronave Cessna 560XL, que transportava o candidato Eduardo Campos (PSB) e sua equipe.
  • 4 /19(Nara Assunção/ Jornal Boqnews)

  • 5 /19(REUTERS/Paulo Whitaker)

    Membros da Aeronáutica recolhem destroços da aeronave. Peritos realizaram buscas no local durante toda a tarde.
  • 6 /19(Reprodução/Facebook Tássio Ricardo)

    O internauta Tássio Ricardo fotografou a cena do acidente, em uma academia em Santos (SP).
  • 7 /19(Paulo Whitaker/Reuters)

    Até o fim da tarde de hoje, a caixa preta do avião ainda não havia sido recolhida.
  • 8 /19(Reprodução/Facebook Tássio Ricardo)

    Imagem  mostra fumaça de acidente em Santos, litoral paulista, postada no Facebook pelo usuário Tássio Ricardo.
  • 9 /19(REUTERS/Paulo Whitaker)

    Equipe da Perícia faz buscas em área também atingida por destroços. Com a colisão, o avião se dividiu em muitos pedaços.
  • 10 /19(Reprodução/Twitter @obviouziall)

    Foto do usuário @ obviouziall no Twitter mostra forte fumaça no local do acidente.
  • 11 /19(Reprodução/Twitter @geraldosilva239)

    Usuário do Twitter Geraldo Silva postou uma foto do acidente visto de sua janela.
  • 12 /19(Reprodução/Twitter Adalgiza vieira ‏@adalgizavieirad)

    A internauta Adalgiza Vieira ‏ postou esta foto no Twitter às 12h54 de hoje com a seguinte legenda: "Que Deus abençoe a todos"
  • 13 /19(Reprodução/Twitter Vinicius Mendes @Comando_SP)

    Usuário Vinícius Mendes também fotografou o acidente visto do alto.
  • 14 /19(Reprodução/Twitter Gilton Ma (@gilton_))

    Gilton Ma (@gilton_) publicou essa foto com a legenda: "Eduardo Campos morre em acidente aéreo em Santos. Que Deus conforte a família".
  • 15 /19(Reprodução/Twitter Gyermo (@_Gyermo))

    Gyermo (@_Gyermo) também postou foto do local onde jato de Eduardo Campos caiu, em Santos, na manhã de hoje.
  • 16 /19(Reprodução/Twitter Bruno Secco (‏@brunosec))

    Usuário Bruno Secco (‏@brunosec) estava perto do local no momento em que aeronave caiu. Ele narra: "Ouvi um barulho há pouco, aqui perto de casa. Um barulho de batida. Começam a surgir boatos de que caiu um monomotor perto. A confirmar." Depois, posta: "Uma aeronave Cessna 560XL caiu na Rua Vahia de Abreu, aqui em Santos. Estive no local do acidente agora há pouco."
  • 17 /19(REUTERS/Paulo Whitaker)

    Visão aérea de estragos provocados na vizinhança pelo acidente.
  • 18 /19(Nara Assunção/ Jornal Boqnews)

    Polícia interdita quintal de casa que também sofreu estragos com a queda do avião.
  • 19. Veja também, a trajetória política de Eduardo Campos

    19 /19(PSB/Divulgação via Fotos Públicas)

  • Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoAnacAviaçãoAviõesEduardo CamposGovernadoresPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Brasil

    Mais na Exame