Reformas e novo Código Eleitoral devem avançar nesta semana
No Senado, a expectativa é pelo parecer da PEC 110, a reforma tributária mais ampla, que unifica nove tributos que incidem sobre consumo
Alessandra Azevedo
Publicado em 30 de agosto de 2021 às 06h00.
Reformas e novo Código Eleitoral estão no radar da semana no Congresso. O parecer da reforma administrativa, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32, deve ser apresentado nos próximos dias pelo relator, deputado Arthur Maia (DEM-BA). Entre outros pontos, o projeto,há meses na comissão especial, muda as regras de ingresso na administração pública e trata da avaliação de desempenho dos servidores.
- A política vai seguir dando o tom na bolsa? Vai. E você pode aproveitar as oportunidades. Aprenda a investir com a EXAME Academy.
No Senado, a expectativa é pelo parecer da PEC 110, a reforma tributária mais ampla, que unifica nove tributos que incidem sobre consumo em um Imposto sobre Valor Agregado (IVA). O relator, Roberto Rocha (PSDB-MA), deve entregar o texto também nesta semana.
Enquanto a reforma ampla é discutida entre os senadores, os deputados conversam com o relator da reforma do Imposto de Renda, Celso Sabino (PSDB-PA), que deve apresentar uma nova versão do texto. Falta consenso empontos que incluem diminuição na arrecadação dos estados e o tributo sobre dividendos.O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), ainda não marcou a data da votação.
Também na Câmara, a proposta que consolida em um único texto a legislação eleitoral e as resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve avançar nesta semana. Lira afirmou que pautará a matéria na quinta-feira, 2. A Câmara deve votar o pedido de urgência nos próximos dias.
Na quarta-feira, 1º, o Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar o julgamento do " marco temporal " da demarcação de terras indígenas, que começou na semana passada com a leitura do relatório da ação. Mais de 6 mil indígenas se manifestaram em Brasília na semana passada contra o entendimento que retira dos povos o direito sobre terras não ocupadas na data da promulgação da Constituição.