Brasil

Quem é Bernard Appy? Economista é nomeado por Haddad para cuidar da reforma tributária

Referência sobre o tema no país, ele é coautor de uma das principais sugestões para mudanças nos impostos em discussão no Senado

 (Marcos Oliveira/Agência Senado)

(Marcos Oliveira/Agência Senado)

AO

Agência O Globo

Publicado em 14 de dezembro de 2022 às 07h10.

O economista Bernard Appy será secretário especial de reforma tributária no governo PT. O anúncio foi feito nesta terça-feira por Fernando Haddad, indicado como ministro da Fazenda pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.

No novo governo PT, a estrutura do Ministério da Economia será novamente desmembrada em Fazenda, Planejamento e Indústria e Comércio.

Quem é Bernard Appy?

Bernard Appy, de 60 anos, é uma referência no debate sobre reforma tributária no país e já ocupou cargos na estrutura do Executivo em outras gestões petistas. No início do primeiro governo Lula, ele foi secretário de Política Econômica e também titular da Secretaria Extraordinária de Reformas Econômico-Fiscais, ambas ligadas ao Ministério da Fazenda.

Atualmente, Appy dirige o Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e foi o coautor de uma das principais sugestões de reforma tributária discutidas nos últimos anos, a proposta de emenda à Constituição (PEC) 45.

Essa PEC foi apadrinhada na Câmara dos Deputados pelo então presidente da Casa, Rodrigo Maia (PSDB-RJ), mas acabou empacando. Parte do texto foi aproveitado em outra PEC, a 110, que tramita no Senado Federal.

Como o PT já defendia o texto e a autoria da PEC é de Baleia Rossi (MDB-SP), cujo partido deve entrar na base do governo no Congresso, a expectativa é de que a proposta seja destravada e Appy tenha papel fundamental nesse processo.

LEIA TAMBÉM: Gabriel Galípolo foi convidado a ser número 2 de Haddad na Fazenda

Acompanhe tudo sobre:Fernando HaddadGoverno LulaMinistério da Fazenda

Mais de Brasil

Incêndio atinge imóvel comercial no Bom Retiro, centro de SP

Governo envia ao Congresso projeto que estabelece idade mínima de 55 anos para militar ir a reserva

Lula indica diretores para ANS, ANP, Anvisa e Anac; nomes precisam passar pelo Senado

PM mobiliza forças especiais para operação na Rocinha com o Ministério Público