Brasil

A que horas começa a apuração de votos no 2º turno?

Junto com alguns municípios do Amazonas, o Acre será o último estado brasileiro a ter as eleições encerradas

Eleições: o horário de votação neste domingo, 28 de outubro, ocorrerá das 8h às 17h do horário local (Patricia Monteiro/Bloomberg)

Eleições: o horário de votação neste domingo, 28 de outubro, ocorrerá das 8h às 17h do horário local (Patricia Monteiro/Bloomberg)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de outubro de 2018 às 18h13.

Última atualização em 28 de outubro de 2018 às 17h28.

A divulgação da apuração dos votos para Presidente da República nas eleições 2018 somente terá início às 19h do horário de Brasília. O horário equivale ao encerramento da votação no Acre, às 17h do horário local. Junto com alguns municípios do Amazonas, o Acre será o último estado brasileiro a ter as eleições encerradas, por causa do fuso horário local, de duas horas a menos em relação ao horário oficial de Brasília.

Esse horário não vale para as eleições dos governadores, que terão segundo turno em 13 estados e no Distrito Federal; e nem nas cidades que terão eleições suplementares para prefeito, após impugnação de mandato. Nesses casos, a apuração começará a ser divulgada após às 17h do horário local de cada Estado. No primeiro turno, os votos para deputados estadual e federal, além de senador, também começaram a ser divulgados às 17h no horário local de cada região.

A medida do Artigo 239 da Resolução 23.554 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de dezembro de 2017, estipulou a regra tanto para o primeiro quanto para o segundo turno das eleições 2018. A iniciativa de igualar o horário de divulgação somente dos votos para Presidente serve para evitar influência nos votos de eleitores residentes em estados com fuso horário negativo em relação ao horário de Brasília.

O horário de votação neste domingo, 28 de outubro será das 8h às 17h do horário local. Eleitores de 18 a 70 anos devem estar munidos de documento oficial com foto e título de eleitor para votar.

Acompanhe tudo sobre:Eleições 2018Fernando HaddadJair Bolsonaro

Mais de Brasil

Desde o início do ano, 16 pessoas foram baleadas ao entrarem por engano em favelas do RJ

Justiça suspende revisão que permitiria construção de condomínios nos Jardins

Dino convoca para fevereiro audiência com nova cúpula do Congresso para discutir emendas

Em decisão sobre emendas, Dino cita malas de dinheiro apreendidas em aviões e jogadas por janelas