Brasil

Puxado pela capital, número de mortes por covid-19 cai em São Paulo

Na semana passada em relação à anterior, a queda foi de 9% em todo o estado, que tem mais de 28 mil vítimas do coronavírus

 (Rovena Rosa/Agência Brasil)

(Rovena Rosa/Agência Brasil)

CC

Clara Cerioni

Publicado em 24 de agosto de 2020 às 14h40.

Última atualização em 24 de agosto de 2020 às 16h28.

O número de mortes em decorrência de complicações da covid-19 caiu em todas as regiões de São Paulo. Os dados foram divulgados pela Secretaria da Saúde nesta segunda-feira, 24, e mostram que em todo o estado a diminuição foi de 9%.

O valor leva em conta a média diária de óbitos que caiu de 252 para 230, comparando a semana retrasada com a última. No meio de julho, o estado registrou o mais alto valor médio de vítimas em sete dias, com 278.

"Essa queda nos conforta, porque estamos falando em vidas que estão sendo poupadas. Mas repito o que já disse aqui: não é hora de celebrarmos nem comemorarmos nada", disse o governador João Doria (PSDB) em entrevista coletiva nesta segunda-feira.

O balanço divulgado foi feito com base nas semanas epidemiológicas, estabelecidas por convenção internacional. Este tipo de análise é considerada mais segura porque não sofre tantas oscilações pontuais em um dia, para mais ou para menos.

Os dados levam em consideração a semana epidemiológica 34, que foi de 16 de agosto a 22 de agosto, e a semana 33, que foi de 8 a 15 de agosto.

Na capital paulista, comparando as duas semanas, a queda no número médio de mortes confirmadas em sete dias foi de 19%, passando de 72 para 59. O pico foi registrado em junho, quando 110 pessoas, em média, perderam a vida em decorrência da covid-19.

No interior (só excluindo a capital), esta queda foi de 5%, passando de 180 mortes na semana 33, para 171 vítimas na semana 34.

Em relação ao número de casos, a queda também foi na mesma tendência. Na última semana, foram 7.388 infecções confirmadas diariamente. Nos sete dias anteriores a média ficou em 10.828 casos, uma redução de 32%.

No acumulado, o estado tem um total de 756.480 casos confirmados e 28.505 vítimas do coronavírus.

Testes

Mesmo com a queda no número de mortes e de casos, as testagem continuam, há cerca de um mês, com uma média de 40 mil por dia, segundo o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn.

"A testagem é fator fundamental para saber quem são os pacientes em condição leve para a gente possa rastrear os contactantes e isolá-los. Isso dá uma garantia de bloqueio sem risco de aumento da transmissão", disse ele nesta segunda-feira.

Acompanhe tudo sobre:Estado de São PauloJoão Doria JúniorCoronavírus

Mais de Brasil

Aldo Rebelo lança pré-candidatura à Presidência em janeiro

Ciclone extratropical deixa Sul do Brasil em alerta neste fim de semana

Lula nomeia ministro interino da Justiça após saída de Lewandowski

Congresso analisará 70 vetos de Lula na fila, incluindo dosimetria