Brasil

PT vai comandar Comissão de Direitos Humanos da Câmara

O PT ficou com o controle das Comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), Seguridade Social e Família e de Direitos Humanos e Minorias (CDH)


	Câmara dos Deputados: o PT receava que a CDH ficasse com o PP , do deputado Jair Bolsonaro (RJ), que chegou a anunciar que poderia presidir a comissão
 (Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

Câmara dos Deputados: o PT receava que a CDH ficasse com o PP , do deputado Jair Bolsonaro (RJ), que chegou a anunciar que poderia presidir a comissão (Gustavo Lima/Câmara dos Deputados)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2014 às 20h30.

Após duas semanas de negociações, os líderes partidário definiram hoje (18) o comando das comissões permanentes da Câmara dos Deputados.

O PT, partido com maior bancada, ficou com o controle das Comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), Seguridade Social e Família e de Direitos Humanos e Minorias (CDH).

No ano passado, presidida pelo deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP), a CDH foi motivo de diversas polêmicas. Além das três comissões o PT também controlará a Comissão MIsta de Orçamento (CMO).

"Esta [Comissão de Direitos Humanos] era a prioridade para todos nós. Não poderíamos, de forma alguma, permitir que a comissão ficasse em mãos erradas, como aconteceu no ano passado", disse o líder do PT, Vicentinho (SP).

As comissões são órgãos técnicos que têm por finalidade discutir e votar as propostas de lei apresentadas à Câmara. Todos os anos, a Mesa Diretora da Casa define o número de membros das comissões permanentes com base no princípio da proporcionalidade. A presidência das comissões é distribuída entre os partidos conforme o tamanho das bancadas.

O PT receava que a CDH ficasse com o PP , do deputado Jair Bolsonaro (RJ), que chegou a anunciar que poderia presidir a comissão. Para evitar que isso acontecesse, o PT fez um acordo com o PTB que, inicialmente, aceitou ficar com a comissão.

Pelo acordo, o PT cedeu o controle da Comissão de Viação e Transporte pelo da CDH. "O PTB se antecipou e segurou a Comissão de Direitos Humanos e nós asseguramos a de Transportes, e depois houve a troca", explicou Vicentinho.

O PMDB, que detém a segunda maior bancada, ficou com as comissões de Finanças e Tributação, Fiscalização Financeira e Controle e de Desenvolvimento Urbano. Já o PP comandará as comissões de Turismo e de Trabalho, Administração e Serviço Público.


Principal partido de oposição ao governo, o PSDB ficará com as comissões de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática e de Relações Exteriores e Defesa Nacional. O DEM comandará a de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado.

O PSD ficará com as comissões de Defesa do Consumidor e de Minas e Energia – para a presidência desta última, o líder do partido, Moreira Mendes (RO), confirmou o deputado Geraldo Thadeu (MG).

O comando da Comissão de Educação coube ao PSB e o da de Cultura, ao PCdoB. PDT, PROS, PR, Solidariedade e o bloco formado pelo PV e o PPS ficaram, respectivamente, com as comissões de Desporto; Integração Nacional e Desenvolvimento Regional e da Amazônia; Agricultura, Pecuária, Abastecimento, Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

A negociação em torno da divisão da comissão começou há duas semanas, logo após o retorno do ano legislativo. O PSC queria a presidência de uma comissão, mas, com a criação do Solidariedade (22 parlamentares) e do PROS (19 parlamentares), no ano passado, o partido, que tem 13 deputados e comandou a Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), deixou de ter direito a uma comissão, de acordo com o cálculo da proporcionalidade.

Após acordo das lideranças partidárias, houve o desmembramento da Comissão de Desporto e Turismo em duas. Com a divisão da comissão, o número de colegiados passou de 21 para 22.

Inicialmente contrário à cessão, o PT, que regimentalmente teria direito a quatro comissões, abriu mão de uma em favor do PSC, que ficou com a comissão de Legislação Participativa. Até a próxima semana, os partidos devem definir quem presidirá as comissões.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosGovernoPartidos políticosPolítica no BrasilPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Defesa de Daniel Silveira alega que ida ao shopping não feriu cautelar, mas saída era proibida

Risco de desabamento suspende buscas na ponte entre Maranhão e Tocantins

Rio usa drone para monitorar Réveillon, identificar foragidos e flagrar crimes na cidade

Queda no desemprego em 2024 é consistente, diz coordenadora do IBGE