Brasil

PT-RS anuncia chapa com Tarso e Dutra para o Senado

O PT, PTB e PCdoB confirmaram os nomes que ganharam força nos últimos dias para acompanhar o governador Tarso Genro (PT) na campanha pela reeleição


	Tarso Genro: ele saudou siglas aliadas e elogiou sua postura no processo de negociação
 (Camila Domingues/Palácio Piratini/Divulgação)

Tarso Genro: ele saudou siglas aliadas e elogiou sua postura no processo de negociação (Camila Domingues/Palácio Piratini/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de maio de 2014 às 16h12.

Porto Alegre - O PT, PTB e PCdoB fizeram nesta quarta-feira, em Porto Alegre, o anúncio oficial da chapa majoritária que concorrerá às eleições de 2014 no Rio Grande do Sul.

Os partidos confirmaram os nomes que ganharam força nos últimos dias para acompanhar o governador Tarso Genro (PT) na campanha pela reeleição.

A vaga de candidato a vice ficará com a ex-secretária de Turismo do Estado Abigail Pereira (PCdoB) e o aspirante ao Senado será o ex-governador Olívio Dutra (PT), que estava afastado da vida política e não aparecia no arranjo inicial discutido.

Olívio foi convocado para dar mais peso à coligação e mobilizar a militância de esquerda.

Ele considerado o único capaz de enfrentar o pré-candidato do PDT a senador, o radialista Lasier Martins, que aparece como grande favorito em todas as pesquisas de intenção de voto.

Além disso, a presença de Olívio na chapa dará uma contribuição importante para a campanha de Tarso, que disputará a vaga ao Palácio Piratini com a senadora Ana Amélia Lemos (PP), que também lidera as pesquisas de intenção.

No anúncio, Olívio revelou que se sentiu muito "honrado e orgulhoso" com o convite.

O ex-governador do Rio Grande do Sul brincou que já dorme pouco e, nós últimos dias, tem meditado muito e descansado menos ainda.

"Nossa tarefa é aperfeiçoar o projeto que está fazendo bem ao Rio Grande do Sul e ao Brasil", afirmou, ao dizer que trabalhará pela reeleição de Tarso no Estado e da presidente Dilma Rousseff (PT).

Para tornar viável a candidatura de Olívio, o PTB teve de abrir mão de integrar a chapa eleitoral majoritária no Estado, o que não estava previsto no plano original, antes de ele entrar em cena.

Depois de uma rodada de negociações que durou vários dias - e terminou com reuniões na manhã de hoje -, o partido aprovou o nome de Abigail para candidata a vice e aceitou indicar o suplente de Olívio.

O maior interesse da legenda, no entanto, é ganhar mais espaço político no novo governo do Rio Grande do Sul.

Tarso Genro saudou as siglas aliadas e elogiou sua postura no processo de negociação. "É moda no Brasil atacar partidos para destruir a política", afirmou. "Essa capacidade de articulação que tivemos aqui deve servir de exemplo para o País."

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2014Partidos políticosPCdoBPolítica no BrasilPT – Partido dos TrabalhadoresSenado

Mais de Brasil

Esquema de segurança para o G20 no Rio terá sistema antidrone e varredura antibomba

Governo decide que não vai colocar grades no Palácio do Planalto

Explosões em Brasília são investigadas como ato terrorista, diz PF

Sessão de hoje do STF será mantida mesmo após tentativa de atentado