Brasil

PT quer mais tempo para escolher comissões na Câmara

O partido tem direito a escolher três das 21 comissões, mas não houve consenso entre as correntes


	O deputado Vicentinho, do PT: "Não é só a gente que tem problema para afinar a viola, outros partidos também têm", justificou o líder da bancada
 (Renato Araujo/Agência Brasil)

O deputado Vicentinho, do PT: "Não é só a gente que tem problema para afinar a viola, outros partidos também têm", justificou o líder da bancada (Renato Araujo/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de fevereiro de 2014 às 15h05.

Brasília - Após quase duas horas de reunião, a bancada do PT na Câmara dos Deputados não conseguiu escolher quais comissões pretende pleitear e vai solicitar ao presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), mais uma semana para definir suas prioridades.

O partido tem direito a escolher três das 21 comissões, mas não houve consenso entre as correntes. Uma comissão interna foi criada para costurar um acordo entre os petistas.

"Não é só a gente que tem problema para afinar a viola, outros partidos também têm", justificou o líder da bancada, deputado Vicentinho (SP).

O único consenso, segundo Vicentinho, é que a primeira escolha do partido será a presidência da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa.

Uma corrente ligada à defesa dos Direitos Humanos reivindica a comissão que no ano passado foi comandada pelo pastor Marco Feliciano (PSC-SP) e que este ano pode parar nas mãos do deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ).

"O que eu posso assegurar é que nunca mais a Comissão de Direitos Humanos, se depender de nós, vai passar pelo constrangimento que passamos no ano passado", disse o líder.

Na reunião desta manhã, os petistas avaliaram que o interesse de Bolsonaro pela área soa a provocação. "Não tem cabimento", disse um deputado.

Se houver desmembramento de alguma comissão permanente, como a de Turismo e Desporto, o PT poderá reivindicar a presidência de uma quarta comissão por ter o maior número de deputados na Casa. Além da CCJ e da Comissão de Direitos Humanos, os petistas sugeriram Agricultura e Seguridade Social e Família.

Alguns ministros também fizeram apelos à bancada para que o partido controle os grupos de trabalho ligados à sua área.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosGovernoPartidos políticosPolítica no BrasilPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Brasil

Ministério Público vai apurar acidente de avião em Ubatuba

'Presidente quer fazer eventuais mudanças ainda este mês', diz Rui Costa sobre reforma ministerial

Prefeito de BH, Fuad Noman volta a ser entubado após apresentar instabilidade respiratória

Lula edita MP que prevê pagamento de R$ 60 mil a pessoas com deficiência causada pelo zika vírus