Brasil

PSOL quer afastamento de políticos citados na lista de Fachin

Líder do partido na Câmara alegou que "não é possível" que reformas importantes como a da Previdência sejam relatadas por indicados da lista de Fachin

PSOL: políticos mencionados e que ocupam postos-chave não têm legitimidade política (PSOL/Divulgação)

PSOL: políticos mencionados e que ocupam postos-chave não têm legitimidade política (PSOL/Divulgação)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 12 de abril de 2017 às 15h00.

O líder do PSOL na Câmara, Glauber Braga (RJ), sugeriu nesta quarta-feira, 12, que mencionados na lista do ministro do Supremo Tribunal Federal, Edison Fachin, que estão em postos de comando, sejam afastados.

Glauber pediu que ministros, presidentes da Câmara e do Senado, além de relatores de projetos importantes, se dediquem exclusivamente às suas defesas.

"Não é possível que a gente tenha como relator da Reforma da Previdência, que mexe profundamente nos direitos da maioria dos brasileiros, alguém que esteja indicado na lista", disse Glauber referindo-se ao deputado Arthur Maia (PPS-BA).

O líder do PSOL argumentou que os políticos mencionados e que ocupam postos-chave não têm legitimidade política para "tocar essas tarefas".

"Não tem o menor cabimento essas reformas continuarem sendo votadas sem o afastamento desses representantes políticos", insistiu.

O PSOL também anunciou que vai avaliar, caso a caso, os nomes investigados e fazer uma avaliação para possível representação por quebra de decoro parlamentar no Conselho de Ética.

O partido também prepara uma medida judicial pedindo que o presidente Michel Temer seja investigado. Temer é citado em dois inquéritos encaminhados pela Procuradoria-Geral da República (PGR), mas não será investigado em razão da "imunidade temporária" que detém na condição de chefe do Executivo.

Acompanhe tudo sobre:Câmara dos DeputadosOperação Lava JatoSupremo Tribunal Federal (STF)PSOL – Partido Socialismo e LiberdadeEdson FachinDelação premiada

Mais de Brasil

Boulos diz que governo vai articular no Congresso para manter veto de Lula ao PL da Dosimetria

Defesa de Bolsonaro pede ao STF autorização para reduzir pena por meio da leitura

Provão Paulista: estudantes podem consultar resultados da avaliação de 2025

Produtos comprados em viagens terão novas regras para entrada no Brasil