Brasil

PSDB quer entrar com ação contra adiamento do abono salarial

Nesta semana, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou o calendário proposto pelo governo para o pagamento do abono salarial


	Carlos Sampaio, líder do PSDB na Câmara: "[o adiamento do pagamento do abono salarial] é um desespero inaceitável", disse em nota
 (Renato Araújo/ABr)

Carlos Sampaio, líder do PSDB na Câmara: "[o adiamento do pagamento do abono salarial] é um desespero inaceitável", disse em nota (Renato Araújo/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de julho de 2015 às 14h41.

Brasília - O PSDB da Câmara dos Deputados pretende entrar na próxima semana com uma Ação por Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o adiamento do pagamento do abono salarial.

Nesta semana, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou o calendário proposto pelo governo para o pagamento do abono salarial, empurrando para 2016 parte dos desembolsos previstos para este ano.

Com isso, cerca de R$ 9 bilhões que seriam pagos em 2015 ficarão para o ano que vem. O pagamento diluído faz parte do pacote do ajuste fiscal.

O líder do PSDB na Câmara, deputado Carlos Sampaio (SP), disse que o objetivo da ação é garantir que o direito de trabalhadores que ganham de um a dois salários mínimos por mês seja respeitado.

"A Constituição determina, expressamente, que o abono anual é um direito do trabalhador, não podendo o governo deixar de cumprir este preceito por qualquer que seja o motivo. É um desrespeito inaceitável", disse por meio de nota.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPartidos políticosCâmara dos DeputadosOposição políticaPSDBAjuste fiscal

Mais de Brasil

Defesa Civil de SP instala gabinete de crise após chuvas de perigo extremo

Eleição para governo de Minas tem indefinição de nomes e pressão de Lula

Metade dos brasileiros acha 'boa ideia' ter filhos no Brasil, diz estudo

Inmet emite alerta vermelho para chuvas em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo