Brasil

PSDB quer depoimento de Pessoa analisado em ação sobre Dilma

O partido é autor da ação que pede que a investigação de fatos ligados à campanha que reelegeu Dilma presidente


	Eleições 2014: PSDB acusa abuso de poder político e econômico por parte do PT no processo eleitoral no ano passado
 (Paulo Whitaker e Sergio Moraes/Reuters)

Eleições 2014: PSDB acusa abuso de poder político e econômico por parte do PT no processo eleitoral no ano passado (Paulo Whitaker e Sergio Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de setembro de 2015 às 20h44.

Brasília - O PSDB pediu nesta sexta-feira, 4, que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) junte um depoimento do empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC e um dos delatores da Operação Lava Jato, a um inquérito do qual a presidente Dilma Rousseff é alvo.

O partido é autor da ação que pede que a investigação de fatos ligados à campanha que reelegeu Dilma presidente.

A sigla acusa abuso de poder político e econômico no processo eleitoral no ano passado e, no limite, a ação pode resultar na perda de mandato da petista e de seu vice, Michel Temer (PMDB).

Os autores da ação querem que seja levada em consideração no processo em curso no TSE a fala de Pessoa na qual ele afirma ter feito depósitos oficiais em contas do PT.

O depoimento do empreiteiro foi prestado nesta quinta-feira, 3, ao juiz Sérgio Moro. O delator falou ontem à Justiça como testemunha de acusação no processo em que são réus o presidente da Odebrecht, Marcelo Bahia Odebrecht, e executivos ligados ao grupo.

Os tucanos já tinham pedido à Corte eleitoral a oitiva de Pessoa como testemunha da ação eleitoral, já que ele foi citado por outro delator da Lava Jato, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Apesar de ter sido autorizado pelo ministro relator da ação, João Otávio de Noronha, o depoimento do empreiteiro está suspenso devido ao sigilo do acordo de delação premiada firmado pelo dono da UTC com o Ministério Público Federal.

O PSDB aproveitou o pedido protocolado ontem para reiterar a oitiva de Pessoa.

O pedido protocolado hoje depende de decisão de Noronha, mas a expectativa da defesa é de que ele seja acatado. O relator já aceitou no passado outras solicitações feitas pelo PSDB como a oitiva do doleiro Alberto Youssef, de Costa e Pessoa.

O presidente da UTC Engenharia é apontado pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal como o presidente do 'clube vip' das empreiteiras que se apossaram de contratos bilionários da Petrobras entre 2004 e 2014.

Acompanhe tudo sobre:Governo DilmaPartidos políticosJustiçaOperação Lava JatoOposição políticaPSDBTSE

Mais de Brasil

ApexBrasil inaugura escritório na Índia na expectativa de ampliar comércio

Após perícia, PGR se manifesta contra novo pedido de prisão domiciliar de Bolsonaro

Mpox no Brasil: o que se sabe sobre os casos em 2026

STF formaliza abertura de ação pena contra Eduardo Bolsonaro