Brasil

Protesto de títulos de empresas sobe 6,1% no semestre

O maior avanço foi verificado entre os títulos protestados de empresas da Região Nordeste, que aumentaram 17,8% no período

Na comparação entre os meses de junho e maio deste ano, a quantidade de títulos protestados de pessoas jurídicas recuou 17,5% no País (Stock.Xchng)

Na comparação entre os meses de junho e maio deste ano, a quantidade de títulos protestados de pessoas jurídicas recuou 17,5% no País (Stock.Xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de julho de 2011 às 17h01.

São Paulo - O total de títulos protestados de empresas no primeiro semestre cresceu 6,1% no País em relação ao mesmo período do ano passado. O maior avanço foi verificado entre os títulos protestados de empresas da Região Nordeste, que aumentaram 17,8% no período. Em seguida estão as regiões Centro-Oeste (6,8%), Sudeste (4,6%), Sul (3,6%) e Norte (1,3%). A pesquisa foi divulgada hoje pela Boa Vista Serviços, que recentemente assumiu as operações da Equifax Brasil, a partir de indicadores econômicos extraídos então da base de dados da Equifax.

Na comparação entre os meses de junho e maio deste ano, a quantidade de títulos protestados de pessoas jurídicas recuou 17,5% no País. A maior baixa no período ocorreu entre companhias do Sudeste e Sul (-19,4%), seguidas por Nordeste (-15,8%), Centro-Oeste (-9,2%) e Norte (-7,1%).

Segundo avaliação da Boa Vista Serviços, a alta no número de títulos protestados no semestre pode ser explicada pela política do governo federal de restrição monetária, que aumentou as taxas de juros e freou a oferta de crédito, diminuindo a capacidade de pagamento das empresas e dos consumidores.

A entidade acrescenta que a inflação e a expectativa de novos aumentos da taxa Selic (o juro básico da economia brasileira) devem continuar restringindo a liquidez da economia, encarecendo os empréstimos e contribuindo para o aumento dos protestos de títulos nos próximos meses.

A Boa Vista, administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), assumiu em junho as operações da Equifax do Brasil Ltda e, com essa fusão, ampliou a sua base de dados, tanto de consumidores quanto de empresas. São mais de 350 milhões de informações sobre transações realizadas por consumidores e mais de 42 milhões de registros entre empresas. A rede nacional da Boa Vista conta com mais de 2,2 mil entidades do varejo, de todas as regiões.

Acompanhe tudo sobre:CréditoDívidas empresariaisEmpresas

Mais de Brasil

Após jovem baleada, Lewandowski quer acelerar regulamentação sobre uso da força por policiais

Governadores avaliam ir ao STF contra decreto de uso de força policial

Queda de ponte: dois corpos são encontrados no Rio Tocantins após início de buscas subaquáticas

Chuvas intensas atingem Sudeste e Centro-Norte do país nesta quinta; veja previsão do tempo