Brasil

Protesto bloqueia acesso ao Palácio dos Bandeirantes

Protesto contra a prisão do funcionário da USP Fábio Hideki Harano, detido na última segunda-feira


	Protestos: Fábio Hideki Harano foi detido pela na última segunda feira, em protesto na Avenida Paulista
 (REUTERS/Chico Ferreira)

Protestos: Fábio Hideki Harano foi detido pela na última segunda feira, em protesto na Avenida Paulista (REUTERS/Chico Ferreira)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de junho de 2014 às 12h39.

São Paulo - Cerca de 200 pessoas, de acordo com a Polícia Militar (PM), estão em frente ao Palácio dos Bandeirantes para protestar contra a prisão do funcionário Fábio Hideki Harano, detido na última segunda feira (24) durante uma manifestação contra os gastos da Copa do Mundo. Professores universitários, que estão em greve desde o dia 27 de maio, também participam do ato.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), os manifestantes ocupam as duas pistas da Avenida Morumbi. Agentes da CET estão orientando os motoristas e desviando o trânsito. A manifestação começou com um bloqueio na entrada principal (Portaria 1) da Universidade de São Paulo (USP) às 6h40, com 40 pessoas.

Fábio é servidor da USP e integrante do Conselho Diretor do Sindicato dos Trabalhadores da instituição.

Além do movimento que bloqueia o acesso à universidade, outro protesto em defesa de Fábio e do professor de inglês Rafael Marques, também detido durante o ato Se Não Tiver Direitos Não Vai Ter Copa, está previsto para ocorrer à tarde na Avenida Paulista.

Além das prisões, os movimentos criticam o uso da condução coercitiva para garantir que os integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) prestem depoimento no inquérito aberto pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais para apurar a violência nas manifestações. O MPL também convocou um protesto contra o inquérito para a próxima terça-feira (3).

Acompanhe tudo sobre:Copa do MundoEnsino superiorEsportesFaculdades e universidadesFutebolPolícia MilitarProtestosProtestos no BrasilUSP

Mais de Brasil

Governo cria sistema de emissão de carteira nacional da pessoa com TEA

Governo de SP usará drones para estimar número de morte de peixes após contaminação de rios

8/1: Dobra número de investigados por atos golpistas que pediram refúgio na Argentina, estima PF

PEC que anistia partidos só deve ser votada em agosto no Senado

Mais na Exame