Brasil

Proposta diminui sigilo nas investigações da Aeronáutica

A principal alteração diz respeito ao uso de gravações de conversas na cabine do piloto e no controle de tráfego aéreo


	Pilotos de avião: a proposta do Senado é que as modificações sejam inseridas no Código Brasileiro de Aeronáutica.
 (Getty Images)

Pilotos de avião: a proposta do Senado é que as modificações sejam inseridas no Código Brasileiro de Aeronáutica. (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de abril de 2013 às 17h19.

Brasília – O Senado avançou nesta quinta-feira (4) na avaliação da proposta que reduz o sigilo nas investigações da Aeronáutica sobre acidentes aéreos (PLC 102/2012). O texto aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça mudou a proposta aprovada na Câmara dos Deputados.

A principal alteração diz respeito ao uso de gravações de conversas na cabine do piloto e no controle de tráfego aéreo. O Senado derrubou a restrição de utilização do material nas investigações conduzidas pela Aeronáutica. O novo texto permite que inquéritos ou processos judiciais considerem os dois tipos de gravação.

O senador José Pimentel (PT-CE) ressaltou que a Aeronáutica foi favorável a nova redação, que veio para adequar a norma à Lei de Acesso à Informação. Ele disse que é preferível permitir à sociedade o conhecimento das gravações para que haja maior conscientização e, com isso, sejam aperfeiçoados os mecanismos de prevenção de acidentes aéreos.

A proposta do Senado é que as modificações sejam inseridas no Código Brasileiro de Aeronáutica. Na Câmara, o texto criava uma nova lei com 22 artigos. Antes de seguir para votação no plenário do Senado, o texto vai passar pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilSenadoLegislaçãoAeronáutica

Mais de Brasil

Fim da escala 6x1 deve ser votado nesta quarta em comissão da Câmara

Pode ir só com PF realiza nova operação sobre fraude no INSS

Senado aprova MP que estabelece piso salarial dos professores da educação básica

Tarcísio diz que Flávio Bolsonaro precisa explicar suas relações com Daniel Vorcaro