Brasil

Propina para Renan?; Nova votação?…

Propina para Renan? A Procuradoria-Geral da República investiga se o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu propina no exterior referente a um negócio da Petrobras na Argentina, informa o jornal Folha de S. Paulo. Esta é a primeira vez que uma investigação da Lava-Jato relaciona Renan a um possível recebimento de propina no exterior. […]

REINO UNIDO: pub serve um novo tipo de chope, o Big Mistake, para os eleitores arrependidos do Brexit / Clodagh Kilcoyne/ Reuters

REINO UNIDO: pub serve um novo tipo de chope, o Big Mistake, para os eleitores arrependidos do Brexit / Clodagh Kilcoyne/ Reuters

DR

Da Redação

Publicado em 27 de junho de 2016 às 07h09.

Última atualização em 23 de junho de 2017 às 19h13.

Propina para Renan?

A Procuradoria-Geral da República investiga se o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu propina no exterior referente a um negócio da Petrobras na Argentina, informa o jornal Folha de S. Paulo. Esta é a primeira vez que uma investigação da Lava-Jato relaciona Renan a um possível recebimento de propina no exterior. O senador Jader Barbalho (PMDB-PA) e o deputado Aníbal Gomes (PMDB-CE) também são investigados.

56.000 a mais 

O número de servidores de estatais federais cresceu 11% entre 2010 e 2014, passando de 497.000 para 553.000, segundo o jornal O Globo. Em alguns casos, como na Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), o número de funcionários aumentou 180%: de 913 para 2.564. A EBC é um dos principais alvos do governo interino Michel Temer.

Nova votação? 

Mais de 3 milhões de britânicos já assinaram uma petição feita junto ao parlamento para a realização de um nova votação sobre a saída do Reino Unido da União Europeia. A aposta é que a pressão popular traga um debate mais aberto sobre a saída. Mas o sucesso da iniciativa é improvável, e a coleta de assinaturas tem sido duramente criticado por eleitores vitoriosos na última sexta-feira. A premiê da Escócia, Nicola Sturgeon, anunciou que vai pedir ao parlamento do país que bloqueie o processo de saída da União Europeia.

Hillary na frente

Duas pesquisas publicadas neste domingo apontam vantagem da democrata Hillary Clinton sobre o republicado Donald Trump na corrida à Casa Branca. A primeira, do Washington Post-ABC News mostra Hillary com 51% das intenções de voto, ante 39% de Trump. A segunda, do Wall Street Journal-NBC News mostra uma diferença menor, com Hillary à frente por 46% a a 41%. As pesquisas foram feitas após um mês turbulento para Trump. Daqui para frente, a grande questão é saber se o candidato ganhará impulso com o crescimento do discurso anti-imigração na Europa.

O impasse segue na Espanha

Como previsto, o conservador PP venceu as eleições espanholas realizadas neste domingo, elegendo 137 deputados. O esquerdista PSOE ficou em segundo lugar, com 85 cadeiras, enquanto a novata coalizão de esquerda Podemos elegeu 71 congressistas. O impasse político no país, porém, está longe do fim, já que nenhum partido ficou perto da maioria de 176 cadeiras. Uma nova eleição já é vista como uma saída possível.

Acompanhe tudo sobre:Às SeteExame Hoje

Mais de Brasil

Quem são os 'kids pretos', alvos de operação da PF que apura plano para matar Lula em 2022

Após recuperar dados apagados de aparelhos, PF ouve Mauro Cid novamente nesta terça-feira

PF prende cinco suspeitos de planejar golpe para impedir posse de Lula

CCJ da Câmara aprova projeto que dá porte de arma a agentes de trânsito e os equipara a policiais