Brasil

Projeto Tamar bate recorde de tartarugas nascidas

Na temporada de setembro de 2013 a maio deste ano, nasceram mais de 2 milhões de filhotes nas praias brasileiras

Tartaruga nada acompanhada de mergulhadores do projeto Tamar (Projeto Tamar/ABr)

Tartaruga nada acompanhada de mergulhadores do projeto Tamar (Projeto Tamar/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2014 às 11h51.

São Paulo - O número de tartarugas nascidas no projeto Tamar alcançou um recorde neste ano. Na temporada que começou em setembro passado e terminou em maio deste ano, nasceram mais de 2 milhões de filhotes nas praias brasileiras.

É a maior quantidade alcançada na história do projeto, que teve início em 1980 com o objetivo de proteger as cinco espécies de tartarugas marinhas que vivem no País.

Depois de um período de 20 anos de esforços para melhoramento das técnicas e ampliação da área de atuação, o processo de reprodução deslanchou e, nos últimos anos, teve um crescimento exponencial.

Neste ano, nasceram 250 mil filhotes a mais do que na temporada anterior e 800 mil a mais do que na retrasada. Um em cada mil consegue vingar.

A tartaruga mais bem sucedida foi a oliva (Lepidochelys olivacea), característica do Sergipe, com um aumento de quase 12.000% no número de filhotes desde os anos 1980.

Segundo Guy Marcovaldi, coordenador-geral do Tamar, o bom resultado se deve a um empenho excepcional da equipe do Sergipe, ao fato de que a espécie atinge a maturidade mais cedo e às areias do Estado serem mais férteis para a incubação dos ovos.

A espécie que menos se expandiu é a tartaruga de couro, ou gigante (Dermochelys coriacea), típica do Espírito Santo. Considerada criticamente ameaçada na lista de espécies do Brasil, ela é a maior do País, e pode chegar a 800 quilos.

A oliva chega a, no máximo, 60 kg. "Apesar de a recuperação das tartarugas estar numa escala muito boa, em apenas 34 anos de atuação não dá para desfazer todo o malfeito de cinco séculos", afirma Marcovaldi. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:AnimaisMeio ambienteOceanos

Mais de Brasil

Perícia da PF sobre exames de Bolsonaro será enviada ao STF na próxima semana

Vieira afirma que bancada do MDB no Senado se manifestará contra PL da Dosimetria

STF determina que empregador e INSS paguem benefício a vítimas de violência doméstica

Sob risco em SP, Enel já saiu de Goiás após pressão por resultados ruins