Brasil

Projeto de monotrilho em M'Boi Mirim, em SP, vira metrô

Projeto era de um corredor de ônibus, depois virou um monotrilho e, agora, deve ser transformado em uma nova linha de metrô

O prefeito Gilberto Kassab: indecisão para a região sul de São Paulo (João Valério/CONTIGO)

O prefeito Gilberto Kassab: indecisão para a região sul de São Paulo (João Valério/CONTIGO)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2014 às 17h09.

São Paulo - A Prefeitura de São Paulo pretende empurrar mais um projeto de transporte público para a responsabilidade do governo do Estado. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) anunciou ontem uma nova mudança nos planos para a região de M’Boi Mirim, na zona sul.

Lá, o projeto era de um corredor de ônibus, depois virou um monotrilho (até então uma obra exclusiva do município) e, agora, deve ser transformado em uma nova linha de metrô. O tema foi antecipado em novembro pela revista EXAME.

Esse é o terceiro projeto de corredor de ônibus anunciado pela atual gestão que acaba virando metrô. O primeiro foi o Expresso Tiradentes - antigo Fura-Fila -, que se tornou uma continuação da Linha 2-Verde. As três primeiras estações serão entregues no ano que vem e a chegada até Cidade Tiradentes será em 2014. Outro projeto alterado é o do corredor da Avenida Celso Garcia, que também vai ser metrô, embora ainda esteja em projeto.

“É fundamental que uma administração não tenha a preocupação de colocar o nome na placa”, disse o prefeito na manhã de ontem. “Se tiver, como infelizmente existia em outras épocas, nós não vamos fazer obras grandiosas, importantes para a cidade. Falo isso com muita humildade”, explicou Kassab. Para o prefeito, os investimentos da Prefeitura no metrô vão contribuir para que a obra saia do papel.

O projeto nasceu como um corredor de ônibus de 10 quilômetros. Em julho de 2009, se transformou em monotrilho com 34 km de extensão. Um contrato de R$ 45 milhões foi assinado no ano passado para a elaboração do projeto. A Secretaria Municipal de Transportes informa que ainda não aplicou os recursos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia mais: A guerra das torcidas pelo monotrilho no Morumbi

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasInfraestruturaMetrópoles globaismobilidade-urbanaMonotrilhosao-pauloSetor de transporteTransporte e logística

Mais de Brasil

Escala 6x1: ministro de Lula vai receber Erika Hilton, que propôs PEC para reduzir jornada

Senado aprova autonomia na gestão financeira da PPSA, a estatal do pré-sal

Assassinato de delator do PCC é 'competência do estado', afirma Lewandowski

Alesp aprova proibição de celulares em escolas públicas e privadas de SP