Brasil

Proibido em estádios, torcedor gaúcho usará tornozeleira

Equipamento permitirá que a polícia comprove que torcedor não está dentro dos estádios de futebol em dias de jogos do Internacional

Torcedores do Internacional em partida do Campeonato Brasileiro, no Estádio Beira-Rio (Lucas Uebel/Getty Images)

Torcedores do Internacional em partida do Campeonato Brasileiro, no Estádio Beira-Rio (Lucas Uebel/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de julho de 2014 às 19h13.

Porto Alegre - O juiz de Direito Marco Aurélio Martins Xavier determinou que Gilberto Bitencourt Viegas, conhecido como Giba e apontado como um dos líderes da organizada Guarda Popular, do Inter, use tornozeleira eletrônica.

O equipamento permitirá que a polícia comprove que ele não está dentro dos estádios de futebol em dias de jogos do clube, ao qual está proibido de comparecer desde o final do ano passado, por participar de uma briga entre torcedores.

O descumprimento da ordem pode levar Giba à prisão. No domingo, antes de o Internacional entrar em campo para golear o Flamengo por 4 a 0, ele foi flagrado no Beira-Rio quando deveria se apresentar a uma delegacia, e retirado do estádio pela polícia.

Ao tumultuado final de jogo no Beira-Rio, quando torcedores do Flamengo agrediram o lateral André Santos e ameaçaram outros jogadores do time rubro-negro, seguiu-se uma confusão protagonizada por torcedores do Internacional em uma das ruas próximas ao estádio.

Integrantes das torcidas organizadas Guarda Popular e Nação Independente se enfrentaram dentro de uma loja de conveniências e no pátio de um posto de combustíveis, destruindo instalações do locais e furtando mercadorias. A confusão acabou com a chegada da Brigada Militar.

Quatro funcionários dos estabelecimentos comerciais sofreram ferimentos leves e 11 torcedores foram encaminhados ao Presídio Central. O Ministério Público adiantou que eles serão acusados por formação de quadrilha, dano qualificado e incitação ao tumulto. Para sair da cadeia e responder em liberdade, terão de pagar fiança.

Acompanhe tudo sobre:EsportesEstádiosFutebolSegurança públicaseguranca-digitalViolência urbana

Mais de Brasil

Cavaliere, vice eleito do Rio: segurança pública exige coordenação entre União, estado e município

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário