Brasil

Procuradoria impugna candidatura de Maluf

O pedido foi apresentado junto com outras 824 impugnações recebidas pela corte eleitoral nesta sexta


	Paulo Maluf: a condenação do parlamentar em novembro de 2013 motivou a decisão
 (Fabio Pozzebom/ABr/Agência Brasil)

Paulo Maluf: a condenação do parlamentar em novembro de 2013 motivou a decisão (Fabio Pozzebom/ABr/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2014 às 22h41.

São Paulo - A Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo (PRE-SP) impugnou nesta sexta-feira, 25, o registro da candidatura à reeleição do deputado Paulo Maluf (PP). O pedido foi apresentado junto com outras 824 impugnações recebidas pela corte eleitoral nesta sexta.

O que motivou o questionamento da Justiça diante da candidatura foi a condenação do parlamentar em novembro de 2013 no caso de superfaturamento das obras do Túnel Ayrton Senna durante sua gestão na Prefeitura de São Paulo, entre 1993 e 1997. Dentre as penas a que foi submetido, Maluf teve os direitos políticos cassados por cinco anos, o que o torna inelegível.

Segundo o procurador Regional Eleitoral, André de Carvalho Ramos, Maluf não apenas não obteve a suspensão de sua condenação no Tribunal de Justiça de São Paulo, como ainda deixou de apresentar à Justiça Eleitoral a documentação que atesta que ele está "em pleno exercício de seus direitos políticos", uma das condições necessárias para se candidatar, segundo a lei.

Procurado, Maluf não retornou aos contatos da reportagem para comentar a impugnação. Ele tem sete dias, contados a partir deste sábado, para apresentar sua defesa, que será julgada junto com o pedido de impugnação pelo Tribunal Regional Eleitoral.

Questionamento

As impugnações, que são questionamentos à validade do registro do candidato, não significam indeferimento do registro. Elas serão apreciadas no momento do julgamento da candidatura e podem levar ao indeferimento do registro, se acolhidas, ou ao deferimento, se rejeitadas.

Acompanhe tudo sobre:PolíticosPolíticos brasileirosPolítica no BrasilCorrupçãoEscândalosFraudesEleiçõesPrefeitosEleições 2014Paulo Maluf

Mais de Brasil

STF valida aumento de pena por crimes contra a honra de agentes públicos

Como funciona a correção da redação do Enem? Debates nas redes acendem alerta para mudança de regras

Kassab filia seis dos oito deputados estaduais do PSDB em São Paulo

Deputado apresenta projeto para proibir redes sociais a menores de 16 anos