Brasil

Problema começa na hora da expansão, diz Meirelles

Presidente do BC disse que medidas adotadas pelo órgão servem para garantir um crescimento sustentável da economia

Henriquer Meirelles defendeu a previsibilidade da economia brasileira (Antonio Cruz/AGÊNCIA BRASIL)

Henriquer Meirelles defendeu a previsibilidade da economia brasileira (Antonio Cruz/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2010 às 12h40.

O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, disse hoje que problemas de ordem econômica não ocorrem em momentos de crise e sim em períodos de crescimento da economia. Segundo ele, a economia brasileira está ancorada no aumento da demanda doméstica e, por isso, o BC adotou medidas macroprudenciais no momento em que a economia brasileira está avançando.

Ele se referiu às medidas anunciadas na semana passada, como o aumento dos depósitos compulsórios à vista e a prazo, entre outras.

Meirelles falou hoje durante o lançamento do projeto "O Brasil como um dos polos na nova rede de negócios da América Latina (BRAIN)", na sede da Federação do Comércio de São Paulo (Fecomercio-SP). Segundo ele, as medidas adotadas na última sexta-feira têm como objetivo manter o crescimento sustentado da economia brasileira daqui para frente.

Durante sua explanação, o presidente do BC reiterou que as conquistas da economia brasileira nos últimos oito anos estiveram embasadas no resgate da previsibilidade econômica.

Meirelles lembrou que o Brasil passou por épocas em que os agentes econômicos discutiam o que iria ocorrer na virada da semana. "Vocês todos devem se lembrar das 'Sextas-feiras Negras' quando a previsibilidade era a imprevisibilidade", disse Meirelles à plateia presente no evento.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrescimento econômicoDados de BrasilDesenvolvimento econômicoEmpréstimosExecutivos brasileirosHenrique MeirellesPersonalidades

Mais de Brasil

Dino convoca para fevereiro audiência com nova cúpula do Congresso para discutir emendas

Em decisão sobre emendas, Dino cita malas de dinheiro apreendidas em aviões e jogadas por janelas

Flávio Dino decide suspender pagamentos de emendas e manda PF investigar liberação de verbas

Rodízio de veículos em SP está suspenso a partir desta segunda, 23