Brasil

Primeiro-ministro da Índia e Lula discutem busca pela paz em reunião bilateral durante cúpula do G-7

Ao longo do encontro bilateral, o premiê indiano felicitou Lula por sua volta ao poder e lembrou o crescimento da parceria entre Índia e Brasil nos primeiros governos petistas

Lula no G7: Modi manifestou o interesse de trabalhar junto ao governo brasileiro na busca pela paz (Ricardo Stuckert/PR/Flickr)

Lula no G7: Modi manifestou o interesse de trabalhar junto ao governo brasileiro na busca pela paz (Ricardo Stuckert/PR/Flickr)

Estadão Conteúdo
Estadão Conteúdo

Agência de notícias

Publicado em 21 de maio de 2023 às 12h15.

O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, afirmou em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Hiroshima, às margens da cúpula do G-7, que Índia e Brasil não são países neutros na guerra entre Rússia e Ucrânia, mas sim “interessados na manutenção da paz no mundo”.

Ao longo da conversa, promovida no hotel em que o petista está hospedado na cidade japonesa, Modi manifestou o interesse de trabalhar junto ao governo brasileiro na busca pela paz.

Na prática, contudo, Índia e Brasil tentam se equilibrar no conflito e se manifestam como neutros, sem endossar as sanções à Rússia. Além disso, Modi tem proximidade com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, mais do que o próprio Lula. O líder da Índia já teve uma reunião bilateral com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky durante o G-7.

Lula não se encontrará com Zelensky em Hiroshima

Lula não vai se encontrar com o presidente da Ucrânia, Volodmir Zelenski, por uma “incompatibilidade de agendas”, segundo os dois governos. Após pressão da comunidade internacional, a delegação brasileira chegou a negociar o encontro com a contraparte ucraniana, mas as tratativas não prosperaram.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, reagiu com ironia ao ser questionado se ficou decepcionado por não ter conseguido se reunir com Lula em Hiroshima, onde aconteceu neste final de semana a cúpula do G-7. “Acho que ele [Lula] que ficou decepcionado”, respondeu, rindo em seguida.

Parceria entre Brasil e Índia

Ao longo do encontro bilateral, o premiê indiano felicitou Lula por sua volta ao poder e lembrou o crescimento da parceria entre Índia e Brasil nos primeiros governos petistas. Os dois países integram o BRICS, grupo que reúne, além deles, Rússia, Índia e África do Sul. Modi disse ter sentido uma “grande paixão” em Lula ao retomar relações bilaterais. A política externa é uma das prioridades do novo mandato do petista.

O G20 foi outra pauta do encontro entre Modi e Lula. Em 2024, a Índia vai passar a presidência do bloco para o Brasil. Os dois líderes consideram o G20 como altamente relevante para evitar conflitos mundiais e fomentar o crescimento econômico.

Acompanhe tudo sobre:ÍndiaLuiz Inácio Lula da SilvaG7 – Grupo dos Sete

Mais de Brasil

Eleições 2026: o calendário que todo eleitor precisa acompanhar

Governo de SP avança para concessão do Parque Bruno Covas

Boulos diz que governo vai articular no Congresso para manter veto de Lula ao PL da Dosimetria

Defesa de Bolsonaro pede ao STF autorização para reduzir pena por meio da leitura