Brasil

Previsão de chuva no Rio: Paes pede para as pessoas evitarem deslocamento; saiba o que esperar

Prefeito pede cuidado a moradores de áreas de risco 'Tocou a sirene, respeita'

Paes prometeu passar a noite no COR para, ao longo da madrugada e na manhã de sexta-feira, poder passar mais informações à população (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Paes prometeu passar a noite no COR para, ao longo da madrugada e na manhã de sexta-feira, poder passar mais informações à população (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 21 de março de 2024 às 17h45.

Última atualização em 21 de março de 2024 às 17h58.

Depois de convocar uma entrevista coletiva para o início da noite desta quinta-feira, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, usou sua conta no X (antigo Twitter) para passar recomendações à população. Além de pedir que as pessoas se desloquem mais cedo nesta quinta-feira, ele fez um "apelo para os patrões" para que as pessoas também evitem de se deslocar pela cidade na sexta-feira.

Ao lado da chefe de meteorologia do Centro de Operações Rio, Raquel Franco, Paes prometeu passar a noite no COR para, ao longo da madrugada e na manhã de sexta-feira, poder passar mais informações à população.

"Essa previsão [de chuvas intensas] infelizmente está se confirmando. A partir desta noite, podemos ter o chamado pré-frontal, podemos ter uma pancada forte entre o final da noite e a madrugada. O cenário pior está entre sexta à noite e madrugada de sábado, e novamente na noite de sábado e madrugada de domingo", disse a meteorologista.

Comunicado da prefeitura

Depois dessa explicação, o prefeito explicou que "quanto mais gente se deslocando na rua, mais risco" e que, por isso, pediu para as pessoas evitarem o deslocamento. Já no fim de semana, Paes recomenda que os cidadãos façam a programação "mais doméstica possível", para evitar o deslocamento.

Paes também mandou um recado para as pessoas que moram em áreas de risco.

"Muito cuidado. Tocou a sirene, respeita. Parece que teremos um evento severo", disse o prefeito.

A prefeitura informou que Paes vai fazer um pronunciamento ainda hoje, às 18h, para apresentar as ações a serem adotadas, em razão da previsão de elevado acumulado de chuva previsto para atingir o Rio nos próximos dias. O prefeito ainda vai atualizar a previsão do tempo na capital para os próximos dias.

É esperado representantes dos principais órgãos operacionais da cidade, como a Comlurb, a Secretaria de Conservação, o Centro de Operações, Rio Águas, Defesa Civil, Sistema Alerta Rio, Fundação Georio e Secretaria de Ordem Pública, também participem da coletiva.

Acompanhe tudo sobre:Eduardo PaesRio de Janeiro

Mais de Brasil

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário

Veja os melhores horários para viajar no Natal em SP, segundo estimativas da Artesp