Brasil

Preso, Lula pode ver jogo do seu time Corinthians na TV

A sala transformada em 'cela' para receber Lula foi preparada há 15 dias e fica separada dos outros presos da Lava Jato

Lula tentou negociar via emissários garantira de poder cumprir pena em São Paulo, até segunda-feira, 9, para assistir o jogo do seu Corinthians (Patricia Monteiro/Bloomberg)

Lula tentou negociar via emissários garantira de poder cumprir pena em São Paulo, até segunda-feira, 9, para assistir o jogo do seu Corinthians (Patricia Monteiro/Bloomberg)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 8 de abril de 2018 às 14h43.

Última atualização em 8 de abril de 2018 às 14h43.

O ex-presidente Lula poderá assistir pela TV a final do Campeonato Paulista 2018 entre Corinthians e Palmeiras neste domingo, 8. A pedido da defesa, o juiz federal Sérgio Moro autorizou a instalação de uma televisão de sinal aberto na sala especial no último andar do prédio da Polícia Federal em Curitiba, terra da Lava Jato, onde o petista iniciou o cumprimento da pena de 12 anos e um mês de reclusão no processo triplex.

Após sua primeira noite na prisão, ele recebeu o café da manhã, pão com manteiga, às 7h45. Como não houve acordo sobre alimentação exclusiva para o ex-presidente, ele é destinatário de uma das 21 marmitas dos presos da Lava Jato que ocupam as celas da carceragem da PF, que fica isolada da 'sala especial' reservada a Lula.

A sala transformada em 'cela' para receber Lula foi preparada há 15 dias. Com 15 metros quadrados, o espaço já foi usado como alojamento de policiais federais em passagem por Curitiba.

No quarto andar do prédio, a 'sala de Estado-maior' exigida por Moro para guardar Lula em razão da 'dignidade do cargo que ocupou' é despojada, mas com banheiro próprio, com pia, vaso sanitário e chuveiro quente. As janelas, pequenas e de vidro, com grades de segurança doméstica. No dormitório, como é tratado o cárcere de Lula por policiais, há uma cama, com um colchão e um armário embutido.

No alojamento, antes de ser preparado para a recepção de Lula, não havia mais televisão. A defesa pediu ao juiz federal Sérgio Moro para a instalação da TV para Lula. O magistrado autorizou.

Lula tentou negociar via emissários garantira de poder cumprir pena em São Paulo, até segunda-feira, 9, para assistir o jogo do seu Corinthians.

Apesar de a final entre Atlético Paranaense e Coritiba ser no mesmo horário, às 16h desde domingo, 8, a emissora de TV aberta à qual Lula terá acesso vai transmitir no Paraná o clássico paulista.

Não será o juiz da Lava Jato, o responsável pelo processo da execução da pena de Lula. Cumprida a ordem de prisão do petista, o caso deixa de ser responsabilidade da 13.ª Vara Federal (de Moro) e passa para a 12.ª Vara Federal, responsável pela execução penal.

"Após o cumprimento dos mandados, expeçam-se em seguida as guias de recolhimento, distribuindo ao Juízo da 12.ª Vara Federal", registra o despacho de Moro.

Será neste processo que a defesa terá que pleitear sua transferência para uma unidade prisional perto da residência do ex-presidente, em São Bernardo do Campo (SP). Agora, as decisões ficam com juiz titular da Vara, Danilo Pereira Junior, ou com sua substituta, Carolina Lebbos.

Acompanhe tudo sobre:CorinthiansLuiz Inácio Lula da SilvaOperação Lava JatoPolícia FederalSergio Moro

Mais de Brasil

Cavaliere, vice eleito do Rio: segurança pública exige coordenação entre União, estado e município

Mais de 600 mil imóveis estão sem luz em SP após chuva intensa

Ao lado de Galípolo, Lula diz que não haverá interferência do governo no Banco Central

Prefeito de BH, Fuad Noman vai para a UTI após apresentar sangramento intestinal secundário